O mundo e o Reino precisam de mais “Sarças”.
Independentemente da área onde está o seu chamado ou do “título” que você possui, é necessário ser mais do que um líder nela; você precisa ser uma sarça!
Seja usado
“Que impressionante!’, pensou. ‘Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto.’ O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: ‘Moisés, Moisés!’, ‘Eis-me aqui’, respondeu ele.”
Êxodo 3:3-4 (NVI)
A sarça teve apenas uma função: convidar Moisés para a presença de Deus e aproximá-lo da voz do Pai. Ela não se tornou um amuleto sagrado nem foi erguido um altar de adoração para ela. A sarça queimou, cumpriu seu propósito ao convidar Moisés e deu espaço para que a glória fosse dada a Deus.
O problema é que, muitas vezes, queremos ser a voz na sarça, e não a própria sarça — queimados por Deus para um propósito maior que leva glória a Ele.
Precisamos estar em chamas, mas sem nos consumir.
Atraia para o Reino
“A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. É necessário que ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos.”
João 3:29-31 (NVI)
Esse é o primeiro sinal de alguém que está fazendo a vontade de Deus: não precisamos ter medo de ser substituídos, nem buscamos agradecimento ou reconhecimento humano pelo que fazemos, pelo quanto servimos ou somos usados. Afinal, ser usado por Deus diz mais sobre Ele do que sobre nós.
Deus não precisa de nós, mas escolhe nos usar. Ele tinha milhares de outras maneiras de chamar Moisés, mas decidiu usar a sarça. O Senhor quer usar você para atrair outras pessoas. Ele deseja que você queime por Ele e por Seu propósito, sem se consumir
Identidade em Cristo
“Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”
Josué 1:5-9 (ACF)
Não há problema algum em Josué terminar a missão de Moisés. Ter alguém para continuar seus passos ou ser substituído não é um insulto. Josué deu frutos através daquilo que Moisés iniciou. Ele foi chamado para assumir a liderança do povo de Israel após a morte de Moisés. Deus encorajou Josué a liderar e a garantir que o povo entrasse na Terra Prometida. Moisés foi uma sarça.
As diversas histórias da Bíblia mostram pessoas que queimaram por Deus, dedicando suas vidas a servi-Lo, atraindo outras pessoas para ouvirem Sua voz.
Mais do que fazer de Moisés um grande líder, Deus queria torná-lo uma sarça, para que as pessoas que cruzassem o caminho de Moisés não apenas o conhecessem, mas tivessem um encontro real com Deus, recebendo revelação de Seus propósitos e identidade em Cristo.