Ícone do site Bíblia JFA Offline

Qual é o seu chamado?

Qual é o seu chamado?

Efésios 4:11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, (12) com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, (13) até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo, (14) para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro. (15) Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, (16) de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor.

Qual é o seu chamado?

Certamente todo cristão já ouviu a pergunta “qual é o seu chamado?” ou se auto-questionou sobre o tema. Não importa quem somos, sempre nos indagamos sobre qual o motivo pelo qual estamos nesta terra. Ficamos a todo momento querendo entender qual parte do corpo de Cristo somos a fim de não perdermos tempo com coisas que estão fora do propósito. Isso é correto e perfeitamente normal. Creio que se hoje você tem essa dúvida é porquê está no caminho correto e certamente em seu coração queima o desejo de cumprir a vontade do Pai.

Chamados são Dons dados por Deus

Existem três listas de dons dados por Deus no Novo Testamento. São elas as listas de Rm 12, 1Co 12 e Ef 4. A lista de Efésios, no entanto é a que trata sobre os dons disponíveis para a edificação da igreja. Há muitos debates entre teólogos e pastores sobre quais os chamados que ainda “valem” para os dias de hoje. Minha intenção com esse texto é explorar o tema da forma mais imparcial possível.

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 

Efésios 4:11

Para que e para quem?

Os chamados ministeriais são para todo o povo santo. Isto é, todo aquele que declarou Jesus como Senhor e segue os seus mandamentos. Vejo muitos cristãos às vezes dizendo que creem não terem sido chamados a nada. Isso é um erro muito grave. Todo cristão é parte do corpo de Cristo e por isso tem uma função específica ao qual foi chamado.

De quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor.

Efésios 4:16

O propósito final dessa cooperação mútua entre todos os irmãos serve para o crescimento espiritual de todos de maneira conjunta e para a glória de Deus estabelecida num corpo perfeito, como Ele é perfeito.

Apóstolos

Não temos duvida que os discípulos de Jesus se tornaram apóstolos e que Paulo também foi chamado para essa posição. A palavra original tem o sentido de “enviar a um propósito específico”. Há duas visões defendidas na atualidade. A primeira é de que os apóstolos verdadeiros apenas foram aqueles comissionados pelo próprio Cristo. Isto é, os 11 discípulos e Paulo. Num sentido mais amplo, podemos definir apóstolos como mensageiros os quais primeiro anunciam a mensagem a um determinado povo. No Brasil, vemos muitos líderes de igrejas intitulados apóstolos, isso se deve por muitas vezes serem pessoas que fundaram determinadas denominações e iniciaram seu ministério dessa forma. O sentido não necessariamente é o mesmo dos apóstolos da igreja primitiva, mas essa questão divide muitas opiniões.

Profetas

O chamado de profeta também divide opiniões em cada denominação. A característica principal do profeta sempre foi anunciar a Palavra de Deus e ser usado como a “boca” de Deus no meio dos homens. No Antigo Testamento o Espírito Santo ainda não era disponível a todos, então Deus utilizava homens específicos para anunciar a salvação em Cristo Jesus. Sabendo que a profecia toda se cumpriu no Filho, muitos cristãos hoje acreditam que não existem mais profetas atualmente. A Palavra já foi escrita e não há mais nada a se acrescentar a Ela. Por outro lado, existem os que acreditam que Deus continua utilizando pessoas específicas para profetizar e anunciar verdades de Deus que ainda estão ocultas. Isto é, para o consolo e o conforto dos cristãos em sua caminhada.
É extremamente importante lembrar que prever o futuro ou coisas como horóscopos, são abominações para Deus segundo a Bíblia.

Evangelistas

Passados os dois chamados mais polêmicos no tempo atual, vamos àqueles que são aceitos por toda a igreja hoje em dia. Os Evangelistas são aqueles que foram chamados a anunciar a salvação através de Jesus. Basicamente, são aqueles que trazem o primeiro contato a um perdido com a fé. A evangelização não apenas está na pergunta sobre alguém querer aceitar Jesus ou não, mas sim na anunciação da redenção através do Filho de Deus e do apelo ao arrependimento. Um evangelista ensina a base do evangelho ao perdido para que este creia e seja salvo. Às vezes esta tarefa demanda tempo e dedicação e não é tão fácil como às vezes pensamos ser. Claro, sabemos que quem convence do pecado e efetua toda a obra é o Espírito Santo. Porém, o exercer do chamado da forma correta é importante para que o corpo cresça de maneira ordenada. (A Bíblia JFA possuí uma ferramenta com aulas sobre a fé cristã para auxiliar as pessoas que se encaixam nesse ministério, você pode encontrar o SAL no menu principal, gratuitamente e usá-lo para evangelizar qualquer pessoa).

Pastores e mestres

Ao contrário do que muitos pensam, pastores não são somente aqueles que estão em cima do púlpito da igreja. Já vi muitos aqui, inclusive, me chamando de pastor, porém não o sou. A característica fundamental daquele que foi chamado por Deus ao pastorado é o cuidado das pessoas. São aqueles que estão disponíveis para auxiliar todo o resto do corpo a crescer espiritualmente. Seja consolando ou oferecendo incentivo com base na Palavra de Deus, bem como instruindo a igreja no caminho que deve andar para que haja um amadurecimento da fé de todos os cristãos. A palavra mestre é um complemento que significa “professor” ou “aquele que ensina”. De fato, todos os chamados são sobre ensinar alguém a caminhar com Cristo. Os pastores, porém, muitas vezes são os que possuem paciência e cuidado para persistir no ensino da fé como bons professores.

Considerações finais

É importante lembrar que antes de entender para o que você foi chamado é crucial que você cresça, amadureça e seja cuidado por alguém que já está exercendo o ministério. Não se esquecendo que o amor e o aperfeiçoamento da fé em Jesus é a parte essencial para que todo o corpo de Cristo se desenvolva.

Que a graça de nosso Senhor seja com todos os que amam a Deus e pos isso desejam cumprir seu chamado. Deus abençoe!

Nos conheça melhor!

Você pode entrar em contato comigo através do meu instagram @zmbrandao. Não se esqueça de seguir também o perfil da @bibliajfa

Sair da versão mobile