Você já ouviu falar da expressão “Vitória de Pirro”?
Pirro foi um general grego que nasceu na época em que Alexandre o Grande faleceu (318 a.C.) e que lutou pela restauração de seu poder na Grécia e sul da Itália.
Enfrentou os romanos e os venceu algumas vezes, mas com um custo tão grande em vidas, que não se pôde considerar que a campanha foi mesmo vitoriosa…
Quando lhe deram os parabéns pela vitória contra os romanos na batalha de Ásculo, ele teria respondido: “Mais uma vitória como esta, e estou perdido!”
Desde então, o termo “Vitória de Pirro” tem sido utilizado para expressar algo como “ganhou, mas não levou”.
Pelo que você tem lutado?
Você já experimentou vitórias como esta em sua vida? Lutar muito por algo, pagar um alto preço e depois descobrir que não valeu a pena?
Na verdade, nossas vidas estão cheias de vitórias de Pirro…homens e mulheres que pagam altos preços por uma vitória profissional, para depois descobrirem que perderam o casamento ou os filhos; pessoas que priorizam acima de tudo o dinheiro, para terminar a vida sem amigos; gente tão determinada a chegar ao destino, que nem consegue desfrutar do caminho (e da vida nada se leva, ou…nenhum caixão tem gavetas!)
Eu gosto muito da frase de um missionário americano que resolveu dedicar sua vida à evangelização dos índios Aucas do Equador e que em 1956 morreu assassinado por eles.
Jim Elliot escreveu anos antes a seu pai, explicando a decisão de ser missionário junto aos índios: “Não é tolo aquele que abre mão do que não pode ter, para ter o que não pode perder”
Compartilhe a verdadeira vitória!
Sábado começamos mais um plano do Dia da Boa Notícia (DBN)! E o tema dele será “Vitória”. Você está disposto a parar de ter vitórias de Pirro em sua vida? Ganhar mas não levar?
A Bíblia declara em Mt 16:26: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?”
No dia 01 de dezembro, o Dia da Boa Notícia, fale com seus amigos sobre isto. Ajude alguém a deixar de ser tolo em “querer reter o que não pode ter” para passar a experimentar a verdadeira VITÓRIA que há em Cristo!
E pense você mesmo: As minhas vitórias, ou as vitórias que persigo, vão efetivamente me fazer ganhar algo?
Eu te espero no sábado (28/11), início de nosso DBN de dezembro!
Clique aqui para acessar o plano
Até lá!
Paulo Oliveira – CEO da Bíblia JFA
“Mas em todas estas coisas, somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” – Rm 8:37
_______
Episódio 39 do Bíblicast JFA
Vencendo suas limitações: Não abandone as pessoas!
Vencendo suas limitações | Neste episódio encerraremos a série “Vencendo suas limitações”. Semana passada aprendemos sobre a importância do perdão através da vida de José e hoje finalizamos a série com a história de Rute uma mulher virtuosa que não abandonou sua sogra.
Então, aperte o play e venha aprender um pouco mais sobre a palavra de Deus!