Falar sobre missões sem imaginar um cristão com uma mochila e uma roupa desgastada em um país subdesenvolvido é quase impossível para a maioria das pessoas.
O conceito de missionário tem se distorcido ao longo do tempo. Os cristãos de hoje em dia se dividem entre aqueles que “tem chamado missionário” e aqueles que não. Mas é correto pensar dessa forma? É apenas um missionário o que é enviado para um país subdesenvolvido?
Afinal, o que é missão?
No dicionário, temos a definição principal de “missão” como a “incumbência que alguém deve executar a pedido ou por ordem de outrem; encargo”. Então, basicamente, ser missionário é cumprir uma ordem que lhe foi dada por alguém que está a frente da missão. Certo?
Devemos entender então que, se tudo é feito d’Ele, por Ele e para Ele. A missão é inteiramente d’Ele!
Rm 11:36 “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém”
E qual é a missão?
A missão é simples e foi deixada pelo próprio Deus encarnado, Jesus Cristo. E não apenas para aqueles onze que ouviram a mensagem da boca do próprio Messias. Mas para toda a igreja, até a volta do Senhor! Nós chamamos esta conversa de Jesus “A Grande Comissão”. Se analisarmos cuidadosamente, veremos que, se a missão é uma incumbência, a comissão é o ato de incumbir!
Mt 28:18 “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. (19) Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, (20) ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Dissecando A Grande Comissão, vemos que todos os detalhes da tarefa são muito claros:
“Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra…” – Entendemos que a autoridade da missão pertence a Ele e por isso, está encarregando pessoas de fazerem parte do trabalho que Ele próprio começou.
“Vão e façam discípulos de todas as nações … ensinando-os a obedecer tudo o que eu ordenei a vocês.” – Nós entendemos que todos fomos comissionados, agora estamos encarregados de fazer discípulos de todas as nações, incluindo a nossa.
O que preciso para fazer parte da missão?
A primeira coisa a fazer para ser um missionário é aceitar Jesus e ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mesmo Jesus apenas começou sua missão depois de ser batizado por João Batista (Mt 3:13).
É necessário receber o Espírito Santo. É Ele quem dá poder, coragem e autoridade para que a missão seja realizada.
At 1:4 “Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual falei a vocês. (5) Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo“
(…)
(8) “mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”.
Após isso, então, se inicia a missão. Que está mais detalhada no momento em que Jesus envia os doze apóstolos.
Mt 10:7 “Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo. (8) Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça”.
Estamos muito enganados ao pensar que essas coisas eram destinadas apenas aos discípulos de Jesus naquele tempo. Como cristãos, somos discípulos do Cristo também, então a mesma palavra é estendida a todos os que crêem n’Ele e pelo Seu nome foram batizados. Quando Jesus diz que algo foi dado aos discípulos “de graça”, diz sobre Si mesmo e sobre a Sua mensagem. Isso passou de um para o outro desde aquela época e se torna presente hoje em nossas vidas junto com a missão que foi deixada há dois mil anos pelo Rei dos Reis.
Começando a missão
Agora que tudo que é necessário para se tornar parte da Grande Comissão de Cristo foi feito, basta ir. Alimentar-se diariamente da Palavra de Deus, orar ao Senhor por orientação e sabedoria e jejuar para estar sempre mais perto d’Ele. Junto com isso, diga a todos o que você pode sobre o perdão dos pecados e as coisas que Jesus fez em sua vida. Anuncie o evangelho (boas novas) a seus pais, irmãos, tios, primos e toda a família. Fale sobre o amor de Cristo pelas pessoas do seu trabalho ou do seu ambiente acadêmico. Não esqueça: faça discípulos! Você não pode só plantar uma semente e se recusar a regá-la para crescer.
Claro, não podemos esquecer que existem alguns a quem o Senhor chama para serem enviados para lugares específicos. Como os missionários que vemos indo para outros países. Mas agora, entendendo qual é a missão, sabemos que ser missionário não significa necessariamente ir para a África.
Que Deus, o Pai do Senhor Jesus Cristo, conceda-lhe graça, paz e o poder do Espírito Santo para que todas as missões sejam realizadas até o fim do mundo. Amém!