Ícone do site Bíblia JFA Offline

Qual a dinâmica da fé?

(EXTRA) Qual a dinâmica da fé?

A dinâmica da fé é quando algo é antecipado. Como está escrito em Hebreus 11:1: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

A fé não é uma reação a algo, ela é uma antecipação. É quando conseguimos compreender o fim sem necessariamente enxergar todo o processo. Quando reconhecemos que Ele está nos levando para um lugar incrível, mesmo que não estejamos entendendo o caminho. 

Pré-determinado

“Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei. Às nações te dei por profeta… Não digas: eu sou um menino. Porque a todos a quem Eu te enviar, irás. E tudo quanto te mandar, falarás”

Jeremias 1:5 e 7

Essa é a maior loucura do evangelho! Deus te chama daquilo que você é, antes mesmo de você se tornar. E nós precisamos confiar em Deus mesmo antes de algo acontecer.

Ele chamou Abraão de pai de multidões em Gênesis 17, antes mesmo daquele homem ter um filho. Quando Deus unge Davi como Rei em 1 Samuel 16, Saul ainda estava no poder e Davi era pastor de ovelhas na casa de seu pai.

Essa é a dinâmica da fé. Não é porque o meu futuro é desconhecido para mim, que ele é incerto.

Provavelmente não fazia sentido para o Pai de Davi que ele, o menor e mais “fraco” dos irmãos, fosse o escolhido. Por mais que Sara tivesse uma condição de saúde que a impedisse de ter filhos, o marido dela já havia recebido a promessa de uma família biológica e espiritual em quantidade e qualidade.

Não tinha forma palpável ainda, mas já era real no plano de Deus!

Movimento por convicção

Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém. Antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um”

Romanos 12:3

Confiar não é se mover por sentimento, como nossa carne nos chama a fazer. Mas é nos movermos por convicção. O fato de eu ainda não saber o que Deus está fazendo para mim, qual o nome, a forma, o tamanho… não quer dizer que não seja real. Milagres já estão a caminho!

O tempo no qual estamos esperando ou passando por algum deserto, não é para Ele descobrir qual a medida da nossa fé. Nunca foi sobre o que Ele precisa ver em nós, mas o quanto nós precisamos conhecer a nós mesmos e o que Ele derramou dentro do nosso coração.

Momentos difíceis não servem para Deus, mas servem para o nosso coração amadurecer e reconhecer a fé que existe em nós. 

Além do que se vê

“Por que razão tomarei eu a minha carne com os meus dentes, e porei a minha vida na minha mão?
Ainda que Ele me mate, n’Ele esperarei. Contudo os meus caminhos defenderei diante d’Ele. Também Ele será a minha salvação

Jó 13:14-16

A bíblia diz que Jesus era carpinteiro. Todos os dias Ele mexia com madeira e pregos, sabendo que o que Ele passaria de mais doloroso na vida envolveria justamente aqueles materiais.

Ele lidava diariamente com aquilo que mataria Ele em algum momento. Mas Jesus sabia nas mãos de Quem o futuro d’Ele estava. Certa vez, Ele mesmo afirmou “pois sei de onde vim e para onde vou” (João 8:14).

O presente não tem poder de nos colocar medo, insegurança ou incerteza quando nós sabemos Quem está cuidando do nosso futuro. E é nisso que deve se basear nossa fé, na certeza que algo está acontecendo além de nossa visão.

Sair da versão mobile