Ícone do site Bíblia JFA Offline

Qual a diferença entre fundamental e essencial?

Qual a diferença entre fundamental e essencial?

Muitas vezes nós confundimos aquilo que é fundamental com o que é essencial. E isso é muito perigoso para o andamento da nossa vida espiritual, pois acabamos perdendo o foco.

Existem coisas que precisam estar em nossa essência, como o ar que respiramos, e outras que são importantes para nos dar base e um caminho até elas. É sobre isso que quero falar com vocês hoje, a diferença entre o que é fundamental e o que é essencial.

Fundamental

“Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito. Contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida”.

João 5:39-40

O dicionário traz como “Fundamental” algo que serve de fundamento, de alicerce. Que dá início a um projeto, construção ou obra. Que tem caráter essencial e determinante. Básico, indispensável.

Dando um exemplo sobre esse termo ligado ao Evangelho: A Leitura da Bíblia é algo fundamental.

Nosso objetivo não é conhecer a Bíblia por conhecer. Ela não é o fim. Muitas pessoas leem a Bíblia e a estudam sem que de fato conheçam a Deus e tenham suas vidas transformadas por ela. Nosso objetivo é conhecer a Palavra Viva, Cristo, por meio do conhecimento das Escrituras. A Bíblia é um meio fundamental que torna possível a nossa chegada a algo muito maior. Ela nos ajuda a criarmos raízes e a nos fortalecermos naquilo que o Pai tem para derramar sobre nós. Mas Cristo é o fim! Descobrirmos por meio dela Aquele que é o Perfeito Amor e sermos santificados por Ele é o que realmente importa. A salvação e o amor que a Palavra produz é o que é de fato essencial para a nossa vida cristã.

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”.

2 Timóteo 3:14-16

Essencial

“Recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural. Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era”.

Tiago 1:21-24

Essencial tem como significado, no dicionário, o que é inerente a algo ou alguém. Que constitui o mais básico ou o mais importante em algo. Que é necessário, indispensável.

Eu sou formada no Técnico de Nutrição e nas aulas nós aprendemos detalhes diferentes sobre nutrientes. Existem nutrientes que levam o nome de “Essenciais”, mas não os produzimos sozinhos. Nós precisamos ingerir certos alimentos para tê-los no corpo nos nutrindo. O alimento, nesse caso, seria o fundamental para se alcançar o que é essencial: a nutrição.

A Palavra é o nosso alimento fundamental e precisa produzir em nós aquilo que é essencial: fé, salvação e o caráter de Cristo.

Podemos confundir muitas outras coisas que são fundamentais no Evangelho e acharmos que elas são essenciais. Podemos jejuar e orar também como se eles mesmos fossem o fim e aquilo que é essencial, mas novamente são caminhos e ferramentas para nos levarem ao que de fato é essencial.

Caminho e objetivo

“Envia a Tua luz e a Tua verdade, para que me guiem e me levem ao Teu santo monte, e aos Teus tabernáculos”.

Salmos 43:3

Precisamos buscar a essência, e ela tem a ver com quem Cristo é. Assim como o oxigênio, se retirarmos ele do ambiente, não sobra vida, pois é a essência do lugar.

Se não tivermos como objetivo a vida de Cristo em nós, a Bíblia deixa de ser a Palavra pura d’Ele e se torna apenas um livro de contos. A cápsula de um remédio não é o remédio em si, precisamos abri-la e então veremos o essencial para a cura dentro dela. Mas essa cápsula é algo fundamental para que o que está dentro dela chegue da forma correta ao seu lugar de destino. Ela torna possível que o corpo leve com cuidado o medicamento para que o organismo possa aproveitá-lo da melhor forma.

Sair da versão mobile