Ícone do site Bíblia JFA Offline

Série: Qual a cura que você precisa? [Cura Física]

Qual a cura que você precisa? Física

Hoje daremos início a uma nova série aqui no blog, chamada “Qual a cura que você precisa?”, onde através de três reflexões relembraremos histórias bíblicas de cura física, emocional e espiritual, nas quais o Senhor trabalhou a favor de seus filhos, mostrando mais uma vez sua glória e infinita bondade. 

Iniciaremos com a cura física, que com certeza todos já precisamos em algum momento  e em um ano em que ainda enfrentamos o coronavírus se faz tão necessária. Doenças físicas podem acometer qualquer pessoa e quando ela chega questionamos o porquê e qual é a causa de enfrentarmos situações tão difíceis na vida.

Nem sempre entendemos o porquê de passar por certos vales, mas por meio da palavra de Deus podemos entender o para quê passamos por eles e lembrar que assim como nosso poderoso Pai fez no passado, Ele continua a fazer hoje. Atualmente a medicina é mais avançada e temos tratamentos diversos para inúmeras doenças, mas Deus continua a fazer milagres como os que lemos na Bíblia e hoje quero relembrar aqui a história de Lázaro. 

A enfermidade e ressurreição de Lázaro 

Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria, eram grandes amigos de Jesus. Em certa ocasião, relatada em João 11, Lázaro adoeceu, no entanto, Jesus não estava por perto. Os 3 irmãos viviam em Betânia, uma aldeia que ficava ao leste de Jerusalém, mas Jesus se encontrava em Pereia, ao oriente do Rio Jordão, com seus discípulos. A doença se agravou, e as irmãs do enfermo mandaram avisar ao Senhor Jesus.

Jesus amava muito Marta, sua irmã, e Lázaro. Porém, quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava. Certamente, pensaríamos que um bom amigo estaria por perto nas horas difíceis, mas nem sempre é como queremos. Deus, às vezes tem outros planos. As irmãs tentaram tudo o que podiam para cuidar do irmão, mas o amado irmão acabou falecendo.

Se Jesus estivesse por perto, provavelmente essa tragédia não teria acontecido. No entanto, Jesus ainda demorou e perdeu o funeral do amigo, parecia até não se importar, mas será? Tal como Maria, nós pensamos em muitas coisas nos momentos de sofrimento, tentamos arranjar um culpado, acusamos e murmuramos… Mas nem sempre estamos certos nos nossos pensamentos. 

Jesus se importa com a nossa dor! Ele vem ao nosso encontro e até chora conosco em nosso sofrimento, assim como fez em João 11:35. Em seguida o Mestre chamou Lázaro para fora de seu sepulcro e ele voltou à vida. Jesus foi glorificado naquele dia, provou ser superior à morte e nEle sabemos que temos vida em abundância, porque Ele é a própria vida.  

Testemunho de cura física 

Não lembro se já escrevi sobre isso por aqui, mas acho válido mencionar. A gravidez da minha mãe foi um tanto quanto conturbada e consequentemente o parto também. Durante o parto eu aspirei um líquido que não deveria o que causou uma lesão no meu pulmão, essa por sua vez só foi descoberta quando eu já estava com 1 ano e até descobrirem eu “batia carteirinha” no hospital porque meu pulmão enchia de água.

Bem, a última vez que fui parar no hospital por tal motivo, fiquei mais de mês internada e não respondia a nenhum tratamento, algumas pessoas do hospital até chegaram a falar para a minha família que eu não tinha mais jeito, se assim podemos dizer… Mas foi aí que minha mãe resolveu fazer um propósito com Deus. 

Nesse dia ela se ajoelhou no leito em que estava e fez um propósito com o Senhor que não trabalharia mais enquanto eu precisasse dela, ela só trabalharia em meu período de aula e assim foi. Bem, pouco depois eu já acordei outra criança, passei a ter uma melhora e enfim descobriram a lesão pulmonar. 

Meu pai na época ficou muito preocupado porque o salário dos dois juntos já era menos do que precisávamos para viver, mas Deus honrou o passo de fé da minha mãe e na semana seguinte meu pai teve uma promoção e passou a ganhar 3 vezes mais do que ganhavam juntos.

Não estou estimulando ninguém a largar seu emprego, muito menos barganhar com Deus, mas naquele momento minha mãe que nunca conseguiu acompanhar meu crescimento e só me via mais e mais doente, percebeu ser hora dela cuidar de mim antes que pudesse me perder, o que com certeza não foi uma decisão fácil perante a situação financeira de nossa família. 

Refletindo 

Nosso Pai não quer nos ver sofrer. Muitas doenças físicas são causadas pela nossa própria falta de cuidado com nosso corpo que é templo do Espírito Santo, mas há outras que são permissões. Mesmo não compreendendo o propósito por trás de doenças, creia que a graça de Deus lhe bastará. Busque ao Senhor, ore, descanse nele confiando de coração.

Mesmo quando nós não enxergamos saída, Deus já preparou tudo e Ele está conosco no momento de dificuldade. Muitas vezes, as situações adversas e aflições servirão para nos ensinar algo e, principalmente, para glorificar a Deus. Por fim, deixo aqui a passagem de Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Deus te abençoe! 

_________

Bíbliacast JFA | EP050 – O crer vem antes do se cumprir

Neste episódio aprenderemos a importância do crer antes que as promessas se cumpram. Primeiro precisamos acreditar, ter fé no Deus que nunca falhou e nunca falhará, pois, sem fé nada é possível! Então, aperte o play e venha aprender mais sobre a palavra de Deus!

Agora é possível assistir ao podcast! Clique aqui!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile