A chuva é vista também como purificação.
Sei que às vezes a vemos como algo que suja e atrapalha. Em diversos momentos enxergamos tempestades como um atraso em nosso dia, e sei que realmente pode ser difícil passar por elas. Mas elas também são uma forma de purificar.
Chuvas são necessárias
“Peça ao Senhor chuva de primavera, pois é o Senhor Quem faz o trovão, Quem envia a chuva aos homens e lhes dá as plantas do campo.”
Zacarias 10:1
Provavelmente você já passou por uma época onde não chovia há um tempo.
O ar fica seco, em alguns momentos é difícil de respirar, o calor se intensifica e as plantações são prejudicadas.
Fisiologicamente nós precisamos dessa umidade e limpeza. Após um tempo sem chuvas, quando finalmente chove, respirar fica melhor, as ruas são limpas, as plantas crescem com mais facilidade…
Por mais frustrante que seja você se arrumar para sair e molhar o sapato em uma chuva inesperada, o prazer e a purificação que essa chuva traz, faz valer a pena depois.
Chuvas são inevitáveis
“Ainda não tinha brotado nenhum arbusto no campo, e nenhuma planta havia germinado, porque o Senhor Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra…”
Gênesis 2:5
A falta de chuva impede o nascimento, o crescimento e a limpeza, ou seja, faz muitos processos estagnarem.
Estando ou não próximos a Deus, passamos por tempestades e momentos difíceis. A diferença é que, próximos do Pai, aprendemos com esses momentos, sendo moldados, e somos fortalecidos por Ele. Quando estamos n’Ele nós mantemos a alegria de Deus em nossos corações mesmo em meio às lutas, o que nos dá esperança para continuar e levar cada passo como um aprendizado para a vida.
Em todos os momentos da bíblia Deus não respondeu orações com ausência de dificuldades, mas dando livre acesso à Sua força e à Sua presença, cobrindo com amor e graça aqueles que oravam e clamavam ao Pai.
Se você acha que sua oração não está sendo atendida, tente olhar por outra ótica…
Chuvas limpam o caminho
“Se vocês seguirem os meus decretos, obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, eu mandarei a vocês chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto.”
Levítico 26:3-4
Se eu estou passando por uma tempestade que o Senhor mandou para que eu aprendesse algo e crescesse, ela só vai acabar quando eu for ensinada por Ele e, para aprender, eu preciso estar com olhos e ouvidos abertos e atentos para escutar a voz de Deus.
A chuva nos ensina e nos purifica. Ele vai usar as tempestades para aprendermos e para termos nossos caminhos limpos e lavados. Purificando, renovando, dando novos ares e um céu aberto para enxergarmos de forma mais clara após a tempestade.
Assim como Ele manda a chuva no momento certo, Ele também sabe a hora certa de cessá-la.
Não reclame por estar chovendo. Ao invés disso, abra o guarda-chuva, se proteja do vento forte e preste atenção em cada passo para se manter firme no caminho correto.
Quando temos a clareza de onde queremos chegar, nenhuma chuva ou sapato molhado é capaz de nos tirar do caminho certo.