Ícone do site Bíblia JFA Offline

Por que o mundo precisa de um Salvador?

Por que o mundo precisa de um Salvador?

Essa é uma pergunta fundamental do Evangelho. Nessa época do ano todo mundo fala muito sobre o nascimento de Jesus, crentes e não crentes. Sabemos que Ele veio ao mundo para nos salvar. O primeiro passo em nossa vida com Deus é confessarmos com a nossa boca que JESUS é o Senhor para que sejamos salvos por meio d’Ele (Rm. 10:9-11). Mas por que precisamos de Cristo? Do que exatamente precisamos ser salvos?

A origem de tudo

É verdade que um só pecado de Adão trouxe condenação a todos, mas um só ato de justiça de Cristo removeu a culpa e trouxe vida a todos. – Romanos 5:18-19 (NVT)

Foi no Éden que o primeiro ser humano optou pela desobediência e, a partir disso, trouxe condenação à toda a humanidade. Todos nós a partir de então nascemos pecadores, condenados e mortos espiritualmente. Gosto muito do exemplo da criança. Por exemplo, um bom pai ou uma boa mãe jamais ensina seu filho a ser egoísta. Contudo, uma das primeiras frases de um bebê é “É meu!”. Esse simples comportamento demonstra que infelizmente já nascemos com o pecado. Como a própria Palavra afirma: “Se afirmamos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos e não vivemos na verdade.”

Muitas vezes olhamos para os pecados mais moralmente repudiados como a violência, a corrupção, o roubo, o homicídio, entre outros e consideramos que somos justos ou corretos por não os praticarmos. Achamos também que, por sermos caridosos ou cooperarmos com alguma ação social, isso nos torna bons. Mas como acabamos de ler não há nada que possamos fazer que retire o pecado que está sobre nós. 

É somente Cristo que pode remover a nossa culpa, nos declarar justos perante Deus e nos vivificar espiritualmente. Somente Ele é quem pode nos salvar!

Somente JESUS salva

O mais incrível dessa história é o amor de Jesus. Ele é o único que pode nos salvar e Ele deseja nos salvar! Ele já nos escolheu, já pagou o preço que nós deveríamos pagar, morreu em nosso lugar. Cabe a nós somente escolhermos a Ele de volta!

Infelizmente muitos defendem que podem crer do seu próprio jeito ou acreditam que “todos os caminhos levam a Deus”. Mas biblicamente ninguém se conecta com Deus a não ser pelo Filho. Não existem vários caminhos ou várias verdades. Em João 14:6 Jesus afirmou: Eu sou O caminho, A verdade e A vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Também no livro de João (Cap. 8, . 36) está escrito: Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. Só somos de fato libertos da condenação através de Cristo.

Quando Jesus foi batizado por João Batista, a Bíblia relata que o céu se abriu, indicando que Jesus era Aquele que ABRIA o acesso a Deus (aquele acesso que havia se rompido com o pecado de Adão e sua expulsão do jardim). O manuscrito original no grego usa, para descrever que o céu se ABRIU no batismo, o mesmo verbo que foi usado também na morte de Jesus para descrever que o véu do templo se RASGOU (Mt. 27:50-51), indicando o novo e vivo caminho que foi aberto pela obra de Cristo para acessarmos o Lugar Santíssimo (Hb. 10:19-20).

O batismo de Jesus também revela a superioridade d’Ele em relação a qualquer rei ou profeta que tenha existido. Enquanto no Antigo Testamento homens receberam uma unção especial do Espírito Santo para cumprir determinado propósito, ofício ou ocasião, João Batista descreveu que no batismo sobre JESUS o Espírito Santo desceu e permaneceu.  A permanência do Espírito sobre Jesus indicava uma unção definitiva. Em João 3:34-35 que fala sobre a superioridade de Cristo está escrito: Pois ele foi enviado por Deus e fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá, sem limites, o Espírito. O Pai ama o Filho e pôs tudo em suas mãos. E quando Jesus sobe ao céu, Ele reivindica o envio da presença permanente do Espírito Santo sobre nós também.

Através de Cristo, somente através d’Ele, somos reconciliados e conectados com o Pai. Ele abre para nós um novo e vivo caminho. E nos dá acesso agora a uma vida com a certeza da salvação e também com a presença permanente do Espírito Santo, que nos ajuda, nos consola e intercede por nós.

A pergunta é: como viver sem o Salvador?

IMPOSSÍVEL! A vida (e vida eterna!) só acontece por meio d’Ele.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. – João 3:16

Por isso, aproveite que o nascimento de Jesus é o assunto mais comentado nessa época do ano para falar sobre a boa notícia da vinda d’Ele à terra e da salvação que somente Ele pode nos dar. Passando por situações difíceis da vida recentemente me perguntei: como seria passar por tudo isso sem saber que tenho o Espírito Santo ao meu lado e sem ter essa visão de salvação/vida eterna? Com certeza muito mais desesperador! 

Por isso, seja intencional em compartilhar a mensagem do Salvador!  

Deus abençoe!

Sair da versão mobile