Há um tempo falei com vocês sobre o verso 12 do Salmo 92: “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano“, explicando um pouco sobre a parte de um cristão como Cedro-do-Líbano.
Hoje quero focar na parte de florescermos como Palmeira e explicar um pouco mais sobre isso…
Um crescimento vertical
As Palmeiras são conhecidas principalmente por se adaptarem muito aos ambientes e climas. São muito estáveis e crescem mais de 20m de altura. Nada impede seu crescimento vertical. Mesmo que essa árvore esteja amarrada ela continua crescendo verticalmente.
Além disso, ela é muito forte, suportando forças da natureza e se mantendo de pé em situações inacreditáveis. Em 2005, por exemplo, aconteceu um tsunami na Indonésia. Uma mulher sobreviveu agarrada à uma Palmeira por 5 dias! Um desastre natural, que destruiu prédios e estruturas muito resistentes, não foi feroz o suficiente para conseguir derrubar uma Palmeira.
Fortalecidos n’Ele
É isso que Deus sonha para nós e expressa no texto de Salmos: que floresçamos como elas, que sejamos inabaláveis e que sempre foquemos na verdade dos céus, crescendo para o alto.
Se você aplicar uma pressão levíssima à um graveto, ele não vai quebrar, então ele é resistente para aquilo. Mas colocando um pouco mais de força, ele arrebenta rapidamente. Com isso, podem até pensar: “mas se você não quer quebrá-lo é só mantê-lo em um lugar seguro, o protegendo de pressão“. Eu concordo mas, cá entre nós, ele não vai chegar a lugares tão interessantes como uma Palmeira ou um Cedro-do-Líbano se estiver apenas em lugares confortáveis para evitar se romper, certo?
Quando Deus nos entrega do amor e salvação d’Ele, o sonho do Pai não é que o filho seja forte como um graveto, porque Ele não te criou para suportar apenas uma brisa leve e um lugar acolchoado. A redoma de um vidro não é o seu lugar. Ele quer que você seja forte, que você enfrente seus medos, dores, inseguranças. Ele quer que sua vida alcance lugares inimagináveis e que sua base seja um firme alicerce para você, servindo também de refúgio para outras pessoas, através d’Ele como estrutura.
impossível
A criação nunca será maior que o Criador. Tudo o que parece impossível e complicado demais, jamais será intenso o bastante para abalar aqueles que carregam em si a força desse mesmo Criador. Deus depositou sobre você esse sonho de que você floresça como uma árvore inabalável. Você terá uma raiz cada vez mais firmada como o Cedro do Líbano, à medida em que cresce, como a Palmeira, com os seus olhos focados nas coisas do alto.
Deus não planejou pouco para você. Sei que algumas situações parecem pesadas demais de suportar, mas lembre-se de que você não é um graveto. Se os ventos parecem mais fortes é porque você saiu da redoma e está caminhando para algo maior.
As dificuldades do caminho cabem na palma da mão d’Ele, aquilo que é difícil não é impossível e está aqui apenas para te fortalecer e te preparar para estar pronto para receber tudo aquilo que Ele planejou para você. Você é uma árvore forte!
Comments are closed.