Ícone do site Bíblia JFA Offline

Por que às vezes precisamos ficar em silêncio?

Por que às vezes precisamos ficar em silêncio?

Mesmo muitos estando em isolamento social nesse momento, dificilmente estamos em silêncio. Sempre estamos ouvindo música, rádio, algum podcast, deixamos a TV ligada até mesmo para ouvir pregações enquanto fazemos outra coisa. Ou trocamos diversos vídeos e áudios no Whatsapp. Hoje em dia inclusive trabalhamos ouvindo alguma coisa. Às vezes parece que só estamos em silêncio quando dormimos.

Mas o meu ponto aqui é dizer que é importante gastarmos tempo em silêncio, dispostos apenas a ouvirmos a voz de Deus. Muitas vezes esquecemos de voltar nossos ouvidos para o nosso Pai que sabe de todas as coisas. Como está escrito em Jó 12:13, “Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento”.

Neste momento de crise o barulho está bem alto

Neste momento estamos vivendo algo inédito em que a crise do coronavírus não é algo exclusivo de apenas uma cidade ou de um único país. Praticamente o mundo inteiro está passando por isso junto. Tem pessoas isoladas em quase todos os países. Moradores de cidades europeias estão passando pelos mesmos problemas que moradores de cidades na América do Norte e América do Sul. Resultado disso: está todo mundo falando sobre a pandemia. O barulho está alto!

Recebemos uma enxurrada de informações, vídeos, áudios, notícias. Tem especialistas da saúde, do governo, da economia, psicólogos. Todos tem algo a dizer. Às vezes a gente não sabe nem o que ler ou ouvir ou em qual informação acreditar.

Deixo aqui a seguinte pergunta: temos dedicado um tempo em silêncio dispostos apenas a ouvirmos o que Deus tem a nos dizer sobre tudo isso que está acontecendo? Não estou dizendo para deixarmos de nos informar, mas para separarmos um tempo com Ele. A Palavra diz em Lucas 5:16 que Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.

A importância do silêncio

No silêncio podemos ouvir a voz de Deus. Um dos meus pastores sempre dizia que precisamos abaixar o volume do mundo e aumentar o volume da voz de Deus em nossos ouvidos.

E abaixar o volume do mundo não diz respeito apenas a desligarmos a TV ou o rádio. Diz respeito a alimentarmos a nossa mente com aquilo que o Espírito Santo deseja. Quando alimentamos o nosso espírito, aumentamos a nossa capacidade de discernirmos nossa vida espiritualmente. Ou seja, nos tornamos mais sensíveis à voz de Deus, a sermos guiados por Ele e por Sua vontade.

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. – Romanos 8:5-8

Ao usar seu tempo para se alimentar do que é espiritual, você deixará de se alimentar com o barulho da sociedade e de pensamentos humanos. Você se alimentará com pensamentos que vem do alto, pensamentos de paz e de esperança porque sabemos que Ele já venceu o mundo e que alegria do Senhor é a nossa força, mesmo em momentos de tribulação.

O Senhor é bom para os que esperam nele, para aqueles que o buscam. Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio. – Lamentações 3:25-26

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. – Salmos 62:5

Sabemos ouvir?

No livro de Eclesiastes, o capítulo 3 fala que para tudo há ocasião certa. O versículo 7 que diz que há tempo de calar e tempo de falar.

Como é fácil falarmos. É fácil ficarmos um tempão orando em cima de uma lista gigante de pedidos. Pedidos pessoais, pedidos dos nossos amigos queridos e familiares. E não tem nada de errado em pedirmos. Mas sabemos em determinado momento parar para apenas ouvir o que o Senhor quer de nós? Sabemos o tempo de nos calarmos e prestarmos atenção n’Ele? Sabemos ler algum trecho da Bíblia e depois em silêncio refletirmos sobre o que Deus quer nos ensinar e falar a partir do texto?

E ouvir a voz de Deus não é só escutar, mas é escutar e obedecer. Uma mente voltada para o Espírito nos capacita a ouvirmos a voz de Deus e também a nos submetermos à Sua vontade.

Através de Isaías, Deus adverte o povo por não ter prestado atenção n’Ele. O povo teria prosperado se tivesse ouvido e obedecido a voz do Senhor.

Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir. Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar. Seus descendentes seriam como a areia, seus filhos, como seus inúmeros grãos; o nome deles jamais seria eliminado nem destruído de diante de mim”. – Isaías 48:17-19

No silêncio rasgamos nosso coração

Além de no silêncio podermos ouvir a voz de Deus, no silêncio podemos também rasgar o nosso coração. Onde estou apenas eu e o Senhor, posso chorar, posso me quebrantar, posso me apresentar diante d’Ele com sinceridade e verdade.

Jesus estava triste e angustiado quando foi para o Getsêmani (Marcos 14:32-36). Estava próximo o momento em que Ele enfrentaria a cruz. Ele afastou-se dos discípulos, prostou-se e com o rosto em terra orou ao Pai. Ele pediu, que se possível, fosse afastado dele aquele momento de dor. Jesus naquele momento tão duro, em que se aproximava o pior momento de sua vida, foi para um local onde ele tivesse um momento de oração a sós com Deus.

Diante do Pai Jesus não esconde seu desejo de não passar por aquele sofrimento. Diante de Deus podemos expor nossas fraquezas, fragilidades e o que sentimos. Talvez por isso que temos tanta resistência em ficar no silêncio com Deus. No silêncio ficamos com Aquele que enxerga o mais profundo do nosso coração e intenções.

O Salmista fala sobre isso no capítulo 139:1-4 – Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.

Mas como é maravilhoso que o nosso Pai nos conheça de forma tão profunda. Porque é Ele quem pode nos relevar condutas que precisam ser transformadas e nos guiar pelo caminho eterno. O salmista encerra o capítulo 139 justamente dizendo “vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

Conclusão

O silêncio onde nos encontramos com Ele é muito precioso. Seu dia tem 24 horas. Comece separando pelo menos alguns minutos para ficar em silêncio na presença d’Ele. No silêncio ouvimos a voz de Deus e somos transformados.

Deus abençoe!

Sair da versão mobile