Ícone do site Bíblia JFA Offline

Peça por um coração generoso!

Peça por um coração generoso!

A generosidade é uma virtude do Reino de Deus. Caso ser generoso seja uma dificuldade para nós, podemos pedir a Deus por um coração generoso. Temos um Pai bondoso que quer nos acrescentar virtudes do Reino d’Ele, como a generosidade.

Compartilhando um testemunho

Vou começar esse texto compartilhando uma experiência que eu tive no fim de semana passado. Eu estava assistindo a uma aula online e a professora mostrou o caso de uma fundação que atende crianças e adolescentes. Ela mostrou uma ação em especial que eles fizeram para incentivar doações.

Na aula assistimos o vídeo dessa ação. E nessa ação eles pediram para que as crianças que recebiam ajuda da fundação, ou seja, crianças em situação de necessidade, doassem um brinquedo para outras crianças carentes. Eles não só pediram que elas doassem um brinquedo, mas pediram para que elas doassem o brinquedo preferido.

Quando eu vi o começo do vídeo, eu tinha certeza as crianças doariam, mas que no final elas ganhariam novos brinquedos como recompensa pelo gesto que fizeram. Mas não! O vídeo terminou com as crianças doando e a chamada era que “todos podem ajudar”. Confesso que fiquei tentando assimilar, sabe? Poxa, não acreditei que tiraram o brinquedo preferido dessas crianças. Ainda mais porque eram crianças que dependiam de doações.

A professora comentou que depois a fundação divulgou depoimentos das crianças que doaram. Daí então fui pesquisar e encontrei o vídeo de uma garotinha. Quem estava atrás da câmera perguntou: como você sentiu doando? E a resposta dela de criança foi que ela ficou feliz porque sabia que outra criança ia ficar feliz ganhando o brinquedo dela.

Enfim, aprendi algumas coisas com essa situação.

Podemos ter uma visão limitada sobre generosidade

Eu pude nessa situação ver como às vezes posso ter uma visão limitada a respeito de generosidade. Ao doar, essas crianças puderam experimentar algo tão precioso. Algo de um valor intangível. Algo muito mais valoroso do que um brinquedo. Porque ser generoso é um privilégio!

Muitas vezes acabamos pensando que quem tem uma melhor condição, tem uma maior responsabilidade com relação à generosidade porque será menos afetado ao doar algo. Mas a generosidade sobretudo bíblica não brota do bolso. Não diz respeito à condição financeira de alguém ou à quantidade que alguém é capaz de doar.

A generosidade bíblica diz respeito ao coração. Tanto é que Deus aceita a oferta de Abel e rejeita a oferta de Caim por causa da intenção do coração. E uma coisa é fato: coração todo mundo tem! Por isso, todo mundo pode fazer algo generoso. Todo mundo pode experimentar o privilégio e o prazer que é ser generoso.

O privilégio da Generosidade

Na Bíblia tem uma passagem em que acontece algo muito similar à essa situação das crianças que doaram.

“Agora, irmãos, queremos que saibam o que Deus, em sua graça, tem feito por meio das igrejas da Macedônia. Elas têm sido provadas com muitas aflições, mas sua grande alegria e extrema pobreza transbordaram em rica generosidade. Posso testemunhar que deram não apenas o que podiam, mas muito além disso, e o fizeram por iniciativa própria. Eles nos suplicaram repetidamente o privilégio de participar da oferta ao povo santo.”

2 Coríntios 8:1-4 NVT

Paulo no contexto dessa passagem havia pedido para que as igrejas enviassem recursos para cristãos que estavam vivendo em situação de miséria em Jerusalém.

E então ele elogia as igrejas da Macedônia. O versículo narra que essas igrejas estavam sendo provadas com muitas aflições e passando por situação de extrema pobreza. Mas mesmo assim insistiram para que pudessem participar do privilégio que é a generosidade.

Concluindo…

Doar e sermos generosos é um privilégio. E um privilégio que todos nós podemos experimentar viver porque não diz respeito a condição financeira, mas ao coração. É sobre termos um coração generoso.

Por isso, peça para Deus esse coração!

Deus abençoe!

22º Episódio do Bíbliacast JFA!

Neste episódio falamos um pouco sobre a onipresença de Deus e entendermos que Ele realmente está em todos os lugares! Você percebe o agir de Deus a todo momento? Tem buscado por isso? Qual a importância disso tudo? Embarque conosco nessa reflexão de hoje!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa
Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple).

Sair da versão mobile