Ícone do site Bíblia JFA Offline

Para onde fugirei de Ti?

Para onde fugirei de Ti?

Será que temos tentado fugir do Senhor? Temos tentado nos esconder de nossas responsabilidades com Ele? Não existe um só espaço onde o Senhor não esteja.

Hoje gostaria de falar sobre nossas responsabilidades com o Senhor. É importante entendermos, abraçarmos e cumprirmos as responsabilidades que temos como filhos de Deus!

Vamos lá?

Não temos para onde ir!

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;”

Salmos 139: 7-12

Acho muito importante fazermos uma correlação entre nossas responsabilidades e a onipresença do Senhor. Como funciona isso?

Como falamos no último texto sobre Comunhão, cada um de nós temos uma responsabilidade específica no Reino. Então, se cada um de nós temos algo para fazer, significa que tudo ao nosso redor irá cooperar para que aquilo se realize. E é exatamente aqui que entra a onipresença de Deus.

Ele tem um plano para cada um de nós e desejar nos guiar para isso. Diversas vezes tentei fugir de responsabilidades que tinha – desde as mais cotidianas como ler a Bíblia e orar, até entregar uma palavra para alguém ou ajudar alguém em algo. Mas o Senhor apontou o caminho e diversas vezes usou coisas e pessoas em minha frente, para falarem comigo de alguma forma.

Temos responsabilidades

“Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”

Mateus 22: 1-14

Nessa parábola, Jesus fala sobre o não atendimento dos judeus para com o chamado de Deus, ao rejeitarem a Jesus. Na sequência, diz que, agora, através d’Ele, todos, ou seja, os gentios também passaram a ter acesso à graça de Deus, pois receberam o convite para as bodas.

Quando digo que temos responsabilidades, é exatamente pensando nessa passagem. O Senhor nos chama e tem um plano para cumprir e, para isso, nos dá responsabilidades. Tanto que aquele que não estava com as vestes adequadas foi levado da festa.

Se por ignorância, não atendermos ao chamado do Senhor, isso irá não apenas atrapalhar nossa relação com o Ele, como também atrasará os propósitos d’Ele de se cumprirem em nossas vidas.

Não podemos ser como aqueles que rejeitaram ao convite do Rei. Precisamos atender ao chamado de Deus e cumprir com as responsabilidades que Ele coloca em nossas mãos. Porém, sempre dando o nosso melhor e fazendo de coração.

Precisamos nos posicionar

“Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno. “

Mateus 5:37

Gostaria de deixar uma reflexão final aqui, como um aviso: não deveríamos passar a nos preocuparmos mais com nossas responsabilidades? Temos nos comprometido com os propósitos Deus para nossas vidas de forma intencional e decidida? Ou temos tentado fugir?

Não podemos deixar que coisa alguma nos tire dos caminhos do Senhor e dos planos d’Ele para nós.

Graça e Paz!

19º Episódio do Bíbliacast JFA

Neste episódio falamos um sobre olharmos para nós mesmos e analisarmos se temos sido gratos pela bondade, misericórdia, benção e graça do Senhor! Você tem sido grato e percebido que não somos merecedores de tudo que o Senhor fez por cada um de nós ou isso entrou no esquecimento e no comodismo? Embarque conosco nessa reflexão de hoje!

Sair da versão mobile