Onde está nossa fé? Em meio a obstáculos e tantas tribulações, precisamos parar e lembrar que Deus está acima de todas as coisas. Não podemos ter dúvida, mas sim a convicção da nossa fé.
Em tempos de doenças e pandemias, agimos mais pelo medo do que pela fé! Ficamos paralisados e esquecemos que Deus está no controle. Porém, isso não é verdade apenas hoje – em época de doenças e crises. Sempre que temos algum obstáculo, nossa tendência é de termos medo.
Precisamos conversar sobre o medo que nos faz esquecer do fato de que Deus está no controle de todas as coisas.
A dúvida pode gerar medo
Certa vez, quando tinha por volta de 9 anos, eu estava andando de bicicleta com meu irmão numa praça. De repente e percebi que estava pedalando em direção a um galho que, ao olhar de um menino de 9 anos, era gigantesco. Fiquei na dúvida se conseguiria enfrentar aquele obstáculo. Tive medo e desacelerei, porém não consegui desviar e quando cheguei no galho, eu caí da bicicleta e me machuquei.
Se eu tivesse tido coragem e convicção de que eu conseguiria, poderia ter passado por cima do galho sem problema algum. Porém, deixei a dúvida se transformar em medo, que foi me paralisando e como consequência, levei para casa um ralado em meu joelho.
Da mesma forma acontece em nossa caminhada espiritual. Quando encontramos um obstáculo, muitas vezes nos assustamos e deixamos o medo nos paralisar. Esquecemos que o Senhor está no controle da situação, que foi Ele quem nos trouxe até o lugar que estamos.
Perdemos a confiança e a fé nos planos dEle e, por consequência acabamos nos machucando!
Pedro teve medo
“Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! “
Mateus 14:30-31
Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou?
Pedro teve a coragem de sair do barco para ir ao encontro de Jesus andando sobre as águas. Porém quando ele parou para reparar no contexto, não teve fé e afundou. Olhou ao redor e teve medo. Tirou os olhos de Jesus e afundou.
Quando tiramos os olhos de Jesus e olhamos ao redor ou para o obstáculo que precisamos enfrentar, a dúvida toma conta de nós e com medo começamos a afundar em nossas preocupações.
Quando perdemos a fé e tiramos nossas vidas do caminho de Cristo, nos machucamos profundamente. Porém, Cristo sempre estará lá com os braços estendidos para nos alcançar, nos puxar de volta para a superfície e nos colocar em Seu caminho de volta.
Tenha fé!
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Hebreus 11:1
O antônimo de dúvida, ou seja, o contrário de dúvida é: fé, certeza, segurança, convicção. Precisamos entender que a fé é essencial, principalmente em momentos de dificuldade.
Se temos caminhado na vontade de Deus e estamos no lugar que estamos, é porque o Senhor nos queria lá . Portanto, precisamos ter a fé de que os planos do Senhor para nós são perfeitos e agir com essa certeza. A fé e a obediência caminham juntas. Abraão em fé obedeceria o pedido de Deus e ofereceria seu filho Isaque em holocausto (Hebreus 11:17), Abraão por fé obedeceu e partiu para uma outra terra, quando Deus o chamou (Hebreus 11:8).
Em tempos de pandemia, de dúvidas e incertezas sobre os próximos dias, como estamos vivendo agora, vamos colocar nossas esperanças naquilo que o Senhor tem guardado para nós e fazer nossa parte.
Faça sua parte: ore não apenas por nosso país, mas pelo mundo todo que está passando por essa dificuldade; cuide de você e daqueles que você ama; consulte portais de notícias e o site do Ministério da Saúde para ter mais informações e saber como se precaver!
Graça e Paz.
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa
Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple).