Ícone do site Bíblia JFA Offline

Oração: Iniciando um jejum!

Oração: Iniciando um jejum!

Na última sexta-feira falamos sobre a importância do jejum aqui no blog. Abordamos também dúvidas frequentes que podem surgir em nosso meio a respeito deste tema e hoje daremos continuidade, orando pelo início de um jejum. Talvez você não esteja começando um jejum agora, mas quero deixar aqui disponível uma oração para você quando o decidir fazer.

Também gostaria de recapitular alguns pontos: O jejum não muda Deus, ele muda você! O jejum não deixará Deus mais bonzinho ou misericordioso com você, na verdade, ele está diretamente relacionado a nós, isto é, a nossa necessidade de romper as barreiras e limitações da nossa carne. O jejum mortifica a nossa carne e deixa nosso espírito atento. Sendo assim, seu propósito primário é a mortificação da carne.

Também não devemos ser como os fariseus, pois Jesus condena o exibicionismo perante aos homens para atestar espiritualidade. Caso você queira, fique à vontade para retornar ao último texto e aprender um pouco mais sobre Jejum. Deixo aqui algumas passagens especialmente para você hoje:

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.

Eclesiastes 5:4-5

“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará”.

Mateus 6:16-18

Lembrando que você não precisa repetir a oração exatamente como vou deixá-la aqui, até porque cada um de nós tem uma forma específica de se comunicar com o Senhor. Mas se quiser me acompanhar, será um prazer, sinta-se à vontade para falar do seu jeito.

Oração

Amado Deus, hoje decidi iniciar um jejum. Decidi jejuar porque teus profetas jejuaram, teu Filho jejuou, assim como seus discípulos e apóstolos. Sei que minha carne deve ser mortificada, por isso jejuo e espero fazer isto com o coração no lugar correto. Por meio deste jejum quero ouvir tua voz e vivê-la com mais empenho. Desejo me voltar mais para Ti, embora haja tantas coisas que me distraem ao meu redor.

Peço-te perdão pela enorme cegueira que se apoderou de mim, pois não te rendi graças por todo favor recebido imerecidamente. Quero com este jejum que Tu me faças capaz de apreciá-lo, assim como as pessoas que me cercam. Faz-me mais sensível para ouvir e acatar a Tua palavra. Que este jejum me leve a crescer no amor para contigo e com meus próximos!

Que através do jejum eu entenda como tenho necessidade de caminhar ao seu lado. Oro para que o meu coração suspire por Ti, da mesma forma que o cervo suspira pelas fontes de água e o deserto aguarda as nuvens que trazem as chuvas! Cresça em mim a compreensão e a solidariedade, em favor dos que padecem de fome, sede e não possuem bem algum. Ajuda-me a ver as coisas que possuo e de que não preciso também.

Pai, peço-te a graça de entender que sou um peregrino nesta Terra. Que eu me lembre de que mesmo possuindo bens nada me pertence, pois tudo que tenho foi o Senhor que me deu. Livra-me do meu egoísmo e do meu orgulho! Por meio deste jejum, livra-me dos maus hábitos, aplaca minhas paixões, faze-me crescer nas virtudes. Que na profundidade de minha alma permaneça a Tua graça e que através dela eu seja purificado!

Ajuda-me Senhor a me parecer com Teu Filho em todas as provações e tentações, de modo que eu saiba repelir qualquer sedução e possa deste modo te servir cada vez mais. Meu Deus, teu é o poder, a glória e a honra para sempre. É no nome de Jesus que eu oro, agradeço e peço que as minhas palavras cheguem como um perfume suave ao Senhor!

Oração de uma mera serva de Deus

Veja o vídeo de Mateus 6

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile