Ícone do site Bíblia JFA Offline

Onde está seu coração?

Onde está seu coração?

“E vós buscar-me-ei, e me encontrareis, quando vós procurardes por mim com todo vosso coração” Jr 29:13 (KJV-PT)

Esse verso do livro do profeta Jeremias é extremamente citado nas igrejas evangélicas do Brasil. Eu, pelo menos, cresci ouvindo isso por anos. Pela minha ignorância, talvez eu nunca tenha dado tanta atenção para a palavra “todo”. Em contrapartida, com certeza aprendi uma lição recentemente.

Pela primeira vez aqui vou falar de mim e de algo que Deus fez na minha vida. Será um testemunho ligado a algo que o Senhor colocou em meu coração. Espero que o Espírito Santo fale de alguma forma com todos.

Meu nome é Marcelo Brandão. Tenho pouco mais do que duas décadas de vida e trabalho com comunicação e mídias sociais. Antes de começar a trabalhar junto à Bíblia JFA e escrever para esse blog, tinha uma outra função:

Sempre fui apaixonado por fotografia e futebol. Em algum momento da vida juntei essas duas coisas e comecei a trabalhar junto a um clube de São Paulo. Mais tarde, fui convidado pela ESPN para escrever num blog sobre esse time. Em meio a tudo isso fiz muitos amigos famosos no cenário atual e comecei a trilhar minha carreira em meio a jogadores de futebol e youtubers.

Até aí, nenhum problema, minha vida com Deus vinha se fortalecendo. Meu trabalho também. Minha imagem estava sendo estabelecida em meio à essas personalidades e eu estava muito feliz. Todos os dias pedia a Deus para viver os sonhos d’Ele para mim e também para que Ele tirasse de dentro do meu coração tudo aquilo que não fosse para a sua glória. Pensei estar realmente no caminho certo.

O confronto

Chegou então o fatídico dia em que senti o Espírito Santo falar claramente ao meu coração que deveria largar o meu blog de futebol. E também meu Instagram com algumas milhares de pessoas que me seguiam. Entre eles, todos aqueles meus contatos famosos e cheios de influência.

Reagi negativamente a isso por um mês e tentei abaixar o volume da voz de Deus com pensamentos de que aquilo era coisa da minha cabeça. Descobri depois desses dias que não dá pra tentar andar com Deus e ir contra a vontade d’Ele. Às vezes tentamos sentar no banco do motorista, mas o carro jamais sai do lugar se não estivermos quietos e acomodados no banco do passageiro, deixando quem realmente sabe conduzir no controle de tudo.

Tomei uma posição finalmente após ver uma pregação do irmão Igor Siracusa (Dunamis Movement) em minha igreja. Ele falou exatamente sobre o lugar onde colocamos nosso coração. Naquele dia comecei a olhar para o homem rico de Lucas 18 com misericórdia. Sempre achei um absurdo o fato de ele rejeitar uma ordem do próprio Jesus e naquele momento me vi na mesma situação.

Lc 18 (KJV-PT)
(18) 
“E um certo governante perguntou-lhe, dizendo: Bom Mestre, o que eu farei para herdar a vida eterna?
(19) E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.
(20) Tu sabes os mandamentos : Não cometerás adultério, não assassinarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe”
(21) E ele disse: Tudo isso eu tenho guardado desde a minha juventude.
(22) Ora, Jesus ouvindo essas coisas lhe disse: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e distribua entre os pobres, e tu terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.
(23) E, ao ouvir esta palavra, ele ficou muito triste; porque ele era muito rico.”

Essa palavra me quebrou. Parecia que o próprio Jesus, encarnado, estava falando comigo. O tal homem rico reconhecia a Jesus como o Bom Mestre e o próprio Deus, tanto que o perguntou sobre a vida eterna. Era um homem justo e que cumpria todos os mandamentos de Deus desde a juventude. O único problema no entanto, não era sua riqueza (ser rico não é um pecado, mesmo porque senão a ninguém Deus abençoaria com riquezas terrenas), e sim onde estava seu coração.

Você pode estar dizendo “eu não sou rico”. Mas certamente Jesus falaria com você de uma forma específica, como falou comigo. Eu pensava que meu coração estava totalmente em Jesus, mas a verdade é que ele também estava dividido entre meu antigo trabalho, meus contatos e minha imagem pessoal. Minha carreira, a qual eu mesmo planejei.

Deixando “tudo” para trás por algo maior

A parte mais difícil disso foi ser sincero comigo mesmo num primeiro momento. A segunda mais difícil, cumprir a ordem e largar tudo pela fé de que Deus realmente estava falando comigo. Firmei o pé e fiz o que deveria ter feito muito antes. Depois disso comecei a viver novas coisas com Deus e inclusive é por isso que hoje estou falando com vocês através deste app. Os planos d’Ele realmente eram muito maiores que os meus. Hoje, para a glória d’Ele, consigo alcançar muitas pessoas com o seu amor através desses textos.

Me apeguei muito à história do profeta Eliseu nesse tempo. Que apenas com o chamado de Elias, se despediu de seus pais e queimou tudo aquilo que lhe rendia provisões para que não tivesse um plano B. Um lugar para voltar. O coração de Eliseu estava no lugar certo, e por isso foi tão usado por Deus em sua vida (1Rs 19:21).

Foi um choque, comecei a refletir nas escrituras e percebi que Deus me ama tanto a ponto de me instruir de uma forma para que eu não perdesse a minha salvação por uma grande besteira.
Ficou óbvio o porquê eu não estava tão sensível a Ele. Afinal, meu coração estava repartido! E as escrituras são claras quando dizem que só o encontramos quando o buscamos com todo o coração!
E também é clara quando Jesus diz que para herdar a vida eterna o meu coração devia estar totalmente n’Ele.

Convido então, todos os irmãos que estão lendo a refletirem agora. Onde está o seu coração? Pode não ser em riquezas. Mas, será que está em alguma pessoa? Algum relacionamento? Algum vicio? Talvez no seu trabalho.
Quem tem sido mais digno do seu tempo e da sua atenção?

Seu coração realmente está todo em Jesus?

Ore por isso e entregue sua vida para Ele caso queira segui-lo verdadeiramente. Pode envolver um pouco de dor, mas é inegável que os sonhos e os caminhos do Senhor são muito maiores do que os nossos.

Após algum tempo longe, já tratado e com a autorização do Pai, estou retornando ao instagram. Que agora usarei como ferramenta para falar do amor de Cristo e alcançar mais pessoas. E não mais como uma forma de me auto-endeusar, como fazia antes. Você pode me procurar por lá com o nome @zmbrandao, caso se interesse por isso.

Graça e paz sejam com todos os irmãos que estão com os corações totalmente firmados em Jesus!

Queremos ouvir vocês

Aproveito a oportunidade para pedir aos irmãos que nos enviem seus testemunhos por e-mail (contato@bibliajfa.com.br). Compartilhe conosco o que Deus tem feito em sua vida.

Sair da versão mobile