Ícone do site Bíblia JFA Offline

Analise seu coração

Analise seu coração

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.

Mateus 6:19-21

Onde está o seu coração? Essa é uma pergunta importante. Ao longo do tempo, devemos olhar para dentro de nós e analisar: será que meu coração realmente está no lugar certo?

Como analisar nossos corações

O sentido da palavra “tesouro” é conjunto de riquezas. Sendo assim, este texto bíblico de Mateus está dizendo que nossos corações sempre estarão naquilo que é precioso para nós. O que temos de mais valioso hoje? Quais tem sido as nossas motivações a cada dia?

Quando questionamos onde estão nossos corações, devemos investigar e analisar o que tem definido nossas prioridades, nossos comportamentos diante das situações do cotidiano e até mesmo onde temos investido tempo. É preciso percebermos em que colocamos a maioria das nossas forças.

Os nossos frutos são resultado do que está em nossos corações. Jesus disse em Lucas 6:45 que: “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.

Precisamos alinhar nossos corações ao coração de Deus

A grande questão é que precisamos alinhar nossos corações ao de Deus a cada dia, renovar nossa mente nEle. Para que, sendo assim, possamos ter uma vida de propósitos, mergulhada na verdade de quem Ele é.

Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas.Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre.E disse: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.

Lucas 21: 1-4

Nessa passagem, Jesus fala sobre a oferta sacrificial da viúva que entregou tudo o que tinha e afirma que, por isso, ela colocou mais do que todos os outros. Jesus nesta passagem faz uma crítica à ganancia e à hipocrisia dos ricos que contribuíam no templo, mostrando que não importava a quantidade que eles eram capazes de ofertar, mas sim a atitude do coração.

Muitas vezes como seres humanos, sem perceber, podemos dar valor às coisas erradas. O coração do homem é enganoso, como está escrito em Jeremias 17:9. Por isso precisamos alinhar os nossos valores àquilo que é valoroso para o Senhor e ao que poderá produzir frutos no Reino de Deus. Desta forma nossos corações estarão no lugar certo.

Precisamos fazer a oração do Salmo 139 e pedir para Deus ver se há em nossos corações algum caminho mal e para que Ele nos guie pelo caminho perfeito e eterno.

Conclusão

Se nossos corações não estiverem no lugar certo, nós não vamos viver uma vida na plenitude de Deus. Precisamos a cada dia e nas diferente estações de nossas vidas colocar nossos corações nEle. É tempo de amarmos a Deus não só com palavras, mas com atitudes. Quanto mais construirmos uma vida de intimidade com Deus todos os dias, mais os nossos corações estarão no lugar certo e no centro da vontade dEle.

Sair da versão mobile