Ícone do site Bíblia JFA Offline

Em meio a tantas tragédias: onde está Deus?

Em meio a tantas tragédias: onde está Deus?

Rompimento da barragem de Brumadinho. Ciclone em Moçambique. Incêndio no CT do Flamengo. Queda do helicóptero de Ricardo Boechat. Queda do Boeing na Etiópia e massacre na escola de Suzano. Parece que estou citando algumas tragédias que ocorreram na última década. Mas infelizmente são algumas das que aconteceram em 2019. E não estamos nem no quarto mês do ano!

Me sinto completamente desesperado quando me pego pensando em cada uma dessas situações. Também fico muito angustiado quando repetidamente ouço de cristãos e não cristãos a mesma frase. “Onde está Deus em meio a tantas tragédias?”.

Confesso que quando o Senhor colocou em meu coração que este deveria ser o tema do post dessa semana me senti aflito. É um assunto muito delicado e pedi para que Deus me falasse sobre qualquer outra coisa, por tanto receio. No entanto, fui extremamente incomodado pelo Espírito Santo para falar sobre isso.

Como Deus pensa?

Em nossa simplicidade de raciocínio e infindável distância entre a maneira como pensamos e como Deus pensa, tentamos questioná-lo sobre o porquê de tantas coisas ruins acontecerem no mundo. Nos tornamos pessimistas e nos chateamos em ver tanto sofrimento repetidamente. Perguntamos a nós mesmos e a outros sobre o fato de Deus ser tão bom e não interferir nesses casos e acabamos ficando em dúvida sobre Ele ser realmente bom ou não.

Um dos problemas é que sempre tentamos colocar Deus dentro de uma caixinha moral criada por nós mesmos. Meros mortais e desprovidos de conhecimento. Tentamos julgar as ações de Deus de acordo com a nossa lei e a nossa moral e ainda tentamos ter a nossa razão sobrepondo a razão d’Ele.

Quando Deus fala através do profeta Isaías de que Seus pensamentos são mais altos do que os nossos, não tem a intenção de dizer apenas que não podemos ver as maravilhas que estão guardadas para nós. Mas sim que não temos capacidade para entender os seus juízos e sua sabedoria, muito menos para julgar suas ações.

Is 55: 8 “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor.(9) “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.

Rm 11:34 “Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?”

A culpa é mesmo de Deus?

Depois de entendermos que a sabedoria e a justiça de Deus são muito maiores do que podemos imaginar e compreender, temos que falar também sobre a nossa parte nisso tudo. É muito mais fácil e conveniente colocar a culpa em alguém ou arranjar alguma desculpa quando fazemos qualquer coisa de errado. Se isentar de culpa para não sofrer as consequências é algo instaurado dentro do coração perverso do ser humano. Você pode se perguntar, mas o que isso tem a ver com esses desastres? Eu respondo: absolutamente tudo.

Gn 1:26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

Deus nos amou tanto que nos fez conforme a sua semelhança. Somos semelhantes a Deus, ou seja, completamente livres. Isso significa que temos a opção de trilharmos nossos caminhos em fazer o que Ele quer ou ir na direção oposta. Muitos, porém, rejeitaram o Criador para viver seus próprios caminhos. E isso impacta diretamente em muitas dessas tragédias. Jogar a culpa para Deus sobre uma negligência humana na segurança de uma barragem ou na infraestrutura de um dormitório. Ou até em aeronaves é muito mais fácil do que assumirmos a culpa por termos sido negligentes nesses detalhes. Talvez nós não tenhamos negligenciado algo que gerasse tanto impacto. Mas por ventura não o fazemos muitas vezes em situações menores?

Jogar a culpa para Deus por um jovem sair atirando dentro de uma escola também é muito mais fácil do que aceitarmos que não nos esforçamos sempre para levar o amor de Deus e sequer para orar por tantos jovens e adultos que não conhecem o amor do Pai Celestial.

Que a graça e a misericórdia do Senhor estejam com todos vocês, em nome de Jesus! Amém.

Sair da versão mobile