Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.
Salmos 4:8
Tic-tac, tic-tac, assim bate o relógio, mais uma hora se passa e nada do sono vir, começamos a nos perguntar o porquê nos encontramos em tal situação, mas nem sempre aceitamos a verdadeira razão, criando até mesmo motivos infundados em nossa imaginação.
Esses dias me encontrei desse jeito, quase hora de acordar e o sono “não vinha”, ou melhor, estava muito inquieta para dormir, então pensei em mil coisas, tomei um chá, tentei mudar de posição na cama, mas nada parecia adiantar. Até que em certo momento percebi que estava horas pensando em um mesmo assunto e uma mesma pessoa, foi aí que percebi a origem de tal inquietação.
Na verdade, minha insônia tinha nome e razão, por mais que estivesse insistindo ser só falta de sono. Estava tão presa aquele pensamento, que comecei a me sentir angustiada e então percebi que o inimigo estava tentando atacar a minha mente, pois dessa forma não teria disposição para fazer tudo que precisava no dia seguinte.
Pensamentos que nada acrescentam
Às vezes, por mais que tentemos nos desvencilhar de certos pensamentos, parece que eles só vêm a piorar. Tentamos mudar o foco, pensar em outra coisa, mas ainda estamos com aquilo mal resolvido em nós e com o outro. É neste momento que muitas vezes percebemos que o único que pode nos ajudar é o Senhor, nós já sabíamos disso antes, mas ao invés de ir em busca da solução, ficamos ali remoendo pensamentos e sentimentos que nada acrescentam.
Sabe, precisamos nos dispor a ter humildade, deixando o orgulho de lado e muitas vezes indo a Deus, sem nem saber o que falar, mas entregando aquilo que tanto nos aflige. A entrega pode não ser fácil, mas há situações que precisamos de uma sabedoria e entendimento que só nosso Pai pode nos dar.
Afinal, ele conhece os nossos pensamentos e nosso coração, melhor que nós mesmos, então nada como entregar tudo em suas mãos e deixar ele nos guiar em cada decisão e pensamento. Em geral, quando nos encontramos desse jeito temos a vontade de resolver algo, mas dificilmente conseguiremos fazer isso tarde da noite.
Então, nada como dormir, descansar e esperar o dia seguinte para agir com calma sobre determinado assunto. Afinal, o trabalho não será resolvido de madrugada, as contas não serão pagas neste horário e muitas coisas terão que esperar até que o dia seguinte se inicie, mas se estiver cansado, ficará muito mais difícil de fazer o que é necessário.
Conclusão
O melhor a fazer quando a insônia bate à porta é orar, entregando ao Senhor os motivos pelo qual não consegue dormir e conversando com ele, da mesma forma podemos ler a bíblia que tanto tem para nos ensinar e no livro de Salmos encontramos várias passagens que falam sobre o sono, inclusive deixo de recomendação aqui o Salmo 4.
Deus te abençoe!
________
Episódio 55 do Bíblicast JFA
Por que você trabalha?
No episódio de hoje contaremos com uma reflexão do Pr. Paulo Oliveira sobre a importância do trabalho. Afinal, por que trabalhamos e qual a diferença de trabalho e ocupação? Então, aperte o play e venha aprender mais sobre a palavra de Deus!
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!