Vivemos em um mundo que glorifica e incentiva o desempenho, o controle e a correria.
Em meio à pressa e ansiedade, muitas vezes nos esquecemos de algo essencial: Deus age quando descansamos n’Ele. As áreas em que estamos excessivamente ansiosos tornam-se zonas fechadas para o mover do Senhor, pois insistimos em resolver tudo com as nossas próprias forças. O descanso não é sinônimo de inatividade, mas de confiança.
Onde Deus trabalha
“Não andem ansiosos por coisa alguma…”
Filipenses 4:6 (NVI)
Gosto de falar sobre isso aqui, para atingir cada vez mais pessoas. Esse é um assunto muito presente em nossas vidas e é muito importante de ser conversado.
A ansiedade é um reflexo do nosso desejo de controlar o que está além do nosso alcance. Quando estamos inquietos, preocupados e impacientes, fechamos os ouvidos para a voz de Deus e bloqueamos o coração para o Seu agir. A fé confia no tempo do Senhor, enquanto a mente ansiosa quer antecipar o futuro e, consequentemente, pular etapas importantes.
Quando entendemos que a ansiedade não resolve, mas atrapalha, damos o primeiro passo rumo ao descanso espiritual. Deus não age em corações que não O escutam, e a ansiedade, muitas vezes, fala tão alto que nos distrai da direção de Deus. Estamos sempre muito ocupados resolvendo as coisas, ao invés de ouvir o que Deus tem para dizer.
Precisamos entregar as áreas ansiosas ao Senhor e admitir que não conseguimos sem Ele. Essa entrega, mesmo que difícil, é o ponto de partida para o milagre. Só quando soltamos o controle, Deus assume a direção e trabalha no silêncio.
Ambiente para o milagre
“O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”
Êxodo 14:14 (NVI)
O descanso não é abandono, é confiança. Quando o povo de Israel se desesperava diante do mar, e murmurava, Moisés os direcionou para que se acalmassem pois Deus já estava preparando o caminho. O mar só se abriu quando eles obedeceram e confiaram. Às vezes, a nossa maior batalha é ficar quieto e confiar que Ele está agindo.
Jesus também nos chama ao descanso (Mateus 11:28). Deus não se impressiona com a nossa produtividade, mas se move em nossa rendição, onde damos espaço para que Ele faça infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
O descanso é fé em ação, é trabalhar sem tentar apressar as coisas, buscando ouvir a voz de Deus antes de tudo. Enquanto esperamos, Ele prepara. não é só um relaxamento físico e psicológico, mas um descanso espiritual que nos posiciona para viver milagres sem nos sobrecarregarmos, frustramos e nos culparmos a todo o instante.
O solo onde Deus opera
“O que confia no Senhor será como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre”
Salmos 125:1 (ACF)
A confiança é o solo fértil onde o Senhor planta Suas promessas. Quando nos rendemos à soberania de Deus, reconhecemos que só Ele tem o poder de transformar situações, então colhemos Seus planos.
Abraão teve que confiar ao subir o monte com Isaque (Gênesis 22). Ele não sabia o que aconteceria, mas sabia em quem cria, aqu’Ele que era maior que tudo. No lugar da ansiedade, ele escolheu a fé. Ele com certeza sentiu dor em seu coração em cada passo do caminho até o monte, mas seguiu pela paz na certeza de que Deus estava cuidando de tudo.
Naquele lugar de entrega, Deus proveu. As maiores demonstrações de poder divino aconteceram em momentos onde homens e mulheres decidiram descansar e confiar, mesmo em meio à tantas emoções.
Se hoje alguma área da sua vida está cercada por medo, controle e ansiedade, talvez seja exatamente nessa área que Deus está esperando você descansar. Quando nos aquietamos, Ele se levanta. Quando soltamos e derramamos, Ele toma para Si. Que você encontre descanso em Deus e permita que o agir d’Ele supere tudo aquilo que você jamais poderia fazer por si mesmo.