Ícone do site Bíblia JFA Offline

O significado dos presentes

O significado dos presentes

Quando Jesus nasceu, a história conta que os reis magos foram até o bebê e O presentearam com alguns objetos.

Você já se perguntou sobre os significados de cada presente dado por eles?

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram. E abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”

Mateus 2:11

O ouro

Esse presente representava e reafirmava a realeza de Jesus.

“O Senhor reina. Está vestido de majestade. O Senhor se revestiu e cingiu de poder. O mundo também está firmado, e não poderá vacilar. O teu trono está firme desde então. Tu és desde a eternidade”

Salmos 93:1,2

O menino havia nascido em uma manjedoura, rodeado por animais e feno. Mas ainda era Filho do Rei dos Reis. Jesus era Rei ali mesmo no colo de Maria e Rei em cada coração que o reconhecesse como Senhor. Ele apenas não era um rei que reinaria em um palácio.

Como dito em Filipenses 2:6, Ele era o próprio Deus em forma humana mas, mesmo sendo o maior do mundo, não se apegou a títulos, mas veio à terra para cumprir Seu propósito e fazer cada vez mais vivo nos corações o nome de Seu Pai.

Incenso

Esse objeto antigamente era apenas oferecido à divindades, para que os sacrifícios e entrega subissem com aroma suave.

“E dela tomará um punhado da flor de farinha, da oferta e do seu azeite, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de alimentos. Então o acenderá sobre o altar, cheiro suave é isso, por ser memorial ao Senhor”

Levítico 6:15

Entregar esse presente significava reconhecer também o próprio Deus naquele Bebê. Entender que mesmo que frágil e pequeno, Ele carregava em Si uma promessa maior que o mundo, juntamente com a grandeza e força do Criador.

Assim estariam desejando também que todo o louvor subisse com um doce aroma ao Pai.

Mirra

A mirra é uma planta medicinal com característica anti-inflamatória, antimicrobiana, anestésica, entre uma série de outros benefícios.

Essa planta também era usada para a preparação dos corpos para o sepultamento.

Presentear Jesus com mirra significava reconhecer que, mesmo sendo Deus, Ele também era verdadeiramente e fragilmente humano em sua forma externa.

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”

João 1:14

Era necessário que sele viesse como um homem, vivesse, sofresse e morresse como um homem, para que fosse cumprida toda a boa obra: a grandeza do amor de Deus se tornando carne por nós.

Buscai

A ida dos reis magos até Jesus representa como devemos caminhar até o Filho para que seja possível encontrar a Deus. E nesse encontro, entregar o que temos de melhor em nossos tesouros.

Os reis não venderam aqueles objetos para a família do menino. Eles doaram seu tempo e foram até o Messias para derramar de seus tesouros a Seus pés.

Essa história nos mostra a grandeza de Jesus, a busca que precisa vir de nós, a humanidade de Deus e um coração de generosidade.

Sair da versão mobile