Ícone do site Bíblia JFA Offline

O que você tem feito com o que Deus te deu?

Os talentos

Eu gostaria de começar te fazendo uma pergunta: o que você tem feito com os talentos que o Senhor te deu?

Talvez nesse momento você esteja pensando que Ele não te deu talento algum, que você não possui dons nem nada do tipo.

Por muito tempo eu olhava para mim mesma e pensava: “Por que o Senhor me deu esse talento? Como eu posso servi-Lo com isso?” Mas recentemente Deus me ensinou que Ele usa TODOS os dons e talentos que Ele nos dá em favor de Sua obra. Da nossa parte, basta permitirmos.

Os talentos não são só artísticos

Muitas vezes realmente achamos que não possuímos um talento da parte do Senhor, apenas porque não sabemos cantar, dançar, ou tocar algum instrumento. Na maioria das vezes achamos que nossas aptidões sempre precisam estar atreladas ao lado artístico, mas nem sempre é assim. Particularmente, já tentei de tudo. Fiz aulas de canto, piano, dancei, atuei, mas nada disso era de fato o que Deus tinha planejado para mim.

Às vezes estamos tão focados naquilo que achamos, que não olhamos para a realidade e vamos aos poucos enterrando nossos verdadeiros talentos. Muitas vezes temos habilidades especiais em amar, falar, pregar, orar, escrever, servir, entre outras.

A parábola dos talentos

No livro de Mateus capítulo 25, versículos 14-30, a bíblia nos conta que um senhor foi viajar e, antes de partir, chamou seus servos e a um entregou 5 talentos, ao outro 2 e ao outro 1, cada um de acordo com sua capacidade.

Enquanto os dois primeiros foram negociar seus talentos e os multiplicaram, o que havia recebido apenas 1, enterrou o dinheiro de seu senhor.

Quando retornou, o senhor foi contar os talentos que havia entregue. O que recebeu 5, agora possuía 10. O que recebeu 2, possuía 4. Enquanto o que recebeu 1 entregou-o ao seu senhor, atemorizado.

“Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.”

Mateus 25:26-30

Conclusão

Apesar de termos tantas dúvidas sobre esse assunto e muitas vezes não tentarmos desenvolver os talentos que o Senhor nos deu, Ele nos convida hoje, a desenterrarmos preciosidades que recebemos d’Ele e estão guardadas há muito tempo.

Esses presentes que Deus nos deu são muito valiosos e Ele quer usá-los para que, através de nossas vidas, a Glória d’Ele resplandeça.

Deus te abençoe,
Ana.

Sair da versão mobile