No texto de João 19, que narra a morte de Jesus, Suas últimas palavras são: “Está consumado“, significado da palavra em grego: “Tetelestai”.
“Tendo-o provado, Jesus disse: ‘Está consumado!’. Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.”
João 19:30
Você sabe qual era o peso dessa palavra para a época?
Não há mais dívidas
“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz.”
Colossenses 2:13-14
Sempre fomos ensinados na igreja sobre a última palavra de Jesus, palavra essa que carrega tanta devoção e entrega. Mas estudando mais sobre ela me deparei com uma explicação maravilhosa de como essa palavra era usada na época de Cristo.
Quando alguém cometia algum crime ou tinha uma dívida para ser paga, essa pessoa recebia um documento chamado “escrita (ou cédula) de dívida”. Quando a pena imposta era cumprida ou a dívida era totalmente paga, o Juiz atualizava o documento e assinava no final dessa folha a palavra “Tetelestai“, que significava que tudo já havia sido pago, que não existiam mais débitos, que toda a condenação havia sido encerrada.
Jesus naquele momento estava dizendo “A dívida está paga. Não há mais condenação, vocês alcançaram o perdão“. Não era algo que Ele devia, mas algo pelo qual nós merecíamos morrer.
Nada além do sangue
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver… mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.”
1 Pedro 1:18,19
Tudo que podíamos entregar e pagar, com nossos recursos e vidas, não seria suficiente para alcançarmos o perdão. Então, o próprio Deus morreu em nosso lugar e tudo foi quitado com Sua vida. É nessa cruz que encontramos a completa redenção! É por meio dela que acessamos o perdão e o renovo.
Um documento em papel, assinado por mãos humanas, o pagamento em dinheiro ou castigo, ou então um sacrifício de algum animal… nada que vem de nós é capaz de nos salvar e, por esse motivo, apenas acessamos a salvação através daquilo que vem d’Ele. Ou seja, quando entregamos tudo o que somos para que Ele possa agir com tudo o que Ele é.
A nova vida vem d’Ele e nada nem ninguém mais é capaz de oferecer isso. As dívidas que nossos pecados deixam não podem ser pagas através do nosso trabalho e força, mas pelo que vem d’Ele e de Sua misericórdia.
Nós fomos libertos. Está consumado!