Ícone do site Bíblia JFA Offline

O que seria do mundo sem mães?

O que seria o mundo sem mães?

Um caos total! As mães são essenciais para a sociedade, possuem uma tarefa árdua de ensinar, cuidar e amar. Sendo assim, elas possuem forte influência sobre seus filhos e seu amor é incomparável. As características de uma boa mãe reforçam a estrutura da mulher como um todo o que é possível notar mesmo quando se desempenha outros papéis seja como profissional ou esposa.

Acredito que ser mãe é uma tremenda profissão, pois com o dia a dia é necessário gerenciar crises, ser enfermeira, professora, psicóloga, chefe de cozinha, economista e poderíamos incluir nessa lista mais uma série de profissões. Minha mãe sempre usou um termo muito legal para descrever o que é a maternidade, que é ser PhD em Desenvolvimento Humano.

Além disso, muitas mães, se não a maioria hoje em dia, estão inclusas no mercado de trabalho, tendo que fazer uma verdadeira multiplicação do seu tempo. Vemos tantas mães que nem possuem tempo para si mesmas e não estou aqui para romantizar isso, mas exatamente para fazer o contrário. Como filha, quero lembrar outros filhos sobre a importância de valorizarem as suas mães não apenas em um dia comercial, mas o ano todo e isto inclui ser obediente, a maior prova de amor.

A mulher virtuosa

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim, será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.

Provérbios 31:10-31

O texto de Provérbios, apresenta muitas características não apenas de uma mãe, mas de uma mulher virtuosa. Você conhece alguém com estas características? Eu tenho a honra de conhecer algumas mulheres assim, entre elas estão minha mãe, avós, amigas, companheiras de trabalho e tantas outras. Vejo nelas o verdadeiro significado do que é ser uma mulher empoderada, termo este tão usado atualmente, pois essas são mulheres cheias de fé, sabedoria e que sabem seu valor como filhas de Deus.

Mas voltando às mães, muitos estudiosos afirmam que durante a primeira infância, isto é, até seis anos, o caráter da criança já está moldado em 75%. Por isso, seu modo de amar, de agir, de repreender e falar, têm grande interferência em seus filhos e uma mãe sábia, cria filhos sábios e que são motivo de orgulho para ela e não de vergonha. Como está escrito em Provérbios 22:6: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Lógico que cada pessoa tem uma personalidade. Às vezes dois filhos criados pela mesma mãe podem ser completamente diferentes, mas certamente aqueles que são instruídos no caminho certo, serão boas pessoas. É importante ressaltar que filhos são reflexo dos pais. Nada adianta querer que estes tenham determinado comportamento se você tem outro. Mães e pais são o principal exemplo para uma criança.

Conclusão

O dia das mães é um dia para homenagear todas aquelas que desempenham esse papel tão importante, sejam elas mães biológicas, adotivas, avós ou tias. Parabéns a todas vocês que tanto ensinam e se dedicam. Que Deus possa abençoar cada uma de vocês, dando sabedoria, discernimento e muita paciência! Saiba que o seu trabalho é valorizado e você é muito amada pelo Senhor.

Agora um recado para os filhos: você honra a sua mãe? Lembre-se que a obediência é um dos maiores presentes, que não seja apenas neste domingo o seu cuidado para com ela, mas o ano todo. Para finalizar deixo aqui a passagem de Efésios 6:1-4: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’ – este é o primeiro mandamento com promessa – ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra’. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor”.

Deus te abençoe!

________

Episódio 62 do Bíblicast JFA

Diga sim, pois é Deus quem te capacita!

Muitas vezes temos medo e não nos sentimos à altura de cargos e desafios entregues a nós, esquecemos quem é o Deus que nos capacita e pensando nisso, hoje queremos trazer verdades bíblicas sobre a nossa identidade e sobre Aquele que cremos! 

Novo Plano de Leitura:

Clique aqui para acessar o plano no aplicativo da Bíblia JFA

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile