No dicionário, o amor recebe o seguinte significado: “Um sentimento que leva a desejar o bem do outro, afeição profunda por alguém ou algo, intensa inclinação de caráter afetivo, simpatia, amizade, zelo e cuidado”.
No entanto, já gostaria de iniciar o texto de hoje afirmando que o amor não é um apenas um sentimento, mas uma decisão e um mandamento de Deus para nós.
Amor como mandamento
‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes.
Marcos 12:31
Amar é o segundo mandamento de Deus para o seu povo e o maior deixado por ele, e porque disto? Bem, nosso Pai com toda sua soberania e entendimento, sabia que temos uma maior facilidade de amar aqueles os quais são semelhantes a nós, mas não é isto que Ele espera de mim e de você.
Da mesma forma, em Mateus 22:39, Jesus deixa como mandamento que amemos o próximo como a nós mesmos. O “próximo” desta passagem não diz respeito apenas às pessoas que são chegadas a nós, mas todos aqueles que convivemos, incluindo os que temos alguma dificuldade em lidar.
Decida amar todos os dias
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13:4-7
O amor se manifesta em pequenas situações do dia a dia. Dificilmente um dia é totalmente livre de estresse, às vezes logo ao acordar tudo já parece estar de perna para o ar, seja por conta do trânsito, uma palavra de mau humor dos que amamos ou tantas outras situações, mas qual é a sua reação a estas pequenas coisas?
Nas situações de estresse devemos lembrar o que Jesus faria e tomar a decisão de amar, sendo pacientes, bondosos e guardando o coração de todo rancor. Todos os dias Deus nos dá 86.400 segundos para usá-los da melhor forma possível que com certeza é decidindo amar.
A imagem e semelhança de Deus
Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
1 João 4:8
O versículo de 1 João 4:8 é bem claro, a natureza do nosso Pai é o amor, logo se não amamos aos outros, não amamos a Ele. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus – como está escrito em Gênesis 1:26-29 – então logo somos capazes de amar, podemos nem sempre querer amar o outro, mas podemos.
Tenho certeza que como servo do bondoso Senhor, você deseja ser mais parecido com ele, então se aproxime do Pai, conheça Ele e decida amar todos os dias, peça um coração igual ao d’Ele.
Deus te abençoe!
Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple).