Ícone do site Bíblia JFA Offline

O poder do toque de Deus

O poder do toque de Deus

Eu estava estudando esses dias sobre o livro de Daniel e encontrei uma passagem que chamou minha atenção.

A imagem principal desta mensagem era a intensidade do toque leve de Deus. Meio contraditório, né? Mas eu vou explicar.

A busca incessante

Em Daniel 10:10 o profeta diz: “E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos“.

Essa passagem refere-se ao toque que Daniel recebeu do mensageiro que foi enviado por Deus.

A frase “Me tocou” nos faz pensar em algo sereno. Mas o significado é muito maior! O toque de Deus nele, através do mensageiro, foi tão intenso, tão poderoso, que fez com que, trêmulo, Daniel se ajoelhasse e se apoiasse sobre suas mãos. A própria visão extraordinária que Daniel havia recebido antes desse toque já havia feito os demais homens se esconderem, enquanto ele permaneceu sem forças, quase desfalecido, com o rosto no chão.

Não me entenda mal. Deus é um Pai doce e amável, mas o toque d’Ele é poderoso. Por mais suave que pareça, é impetuoso e não deixa nada em pé. Daniel diz no versículo 8 que não havia sobrado força alguma nele.

Mas eu vou sentir esse toque?

Deus tinha dado uma visão a Daniel, e ele foi o único a ter acesso a ela naquele momento.

“Somente eu, Daniel, vi a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas apoderou-se deles tanto pavor que eles fugiram e se esconderam. Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci.” – Daniel 10:7-8

O Senhor precisava de uma voz para que sua mensagem fosse passada adiante e Daniel, um homem de oração e fé, que já buscava e O adorava de dia e de noite, foi o escolhido para isso. O mensageiro afirmou no verso 12: “Deus ouviu a sua oração desde a primeira vez que você se humilhou na presença dele a fim de ganhar sabedoria. Eu vim em resposta à sua oração”.

Daniel clamava por discernimento e humilhava-se na presença do Senhor. O mensageiro que o tocou foi resposta de sua oração. Da mesma forma, se clamarmos e buscarmos, também poderemos experimentar do poderoso toque de Deus.

Isso pode assustar

Como lemos, no verso 7, Daniel diz: “mas apoderou-se deles tanto pavor que eles fugiram e se esconderam.” 

As pessoas próximas a ele tiverem medo por não compreenderem de fato o que era aquilo. Quando Deus entra em nosso ser, Ele antes nos esvazia de nós mesmos para que possa caber cada vez mais dEle. Daniel precisou perder suas forças, seus sentidos e quase desfalecer (Dn. 10.8-9) para que tivesse acesso ao toque e à poderosa mensagem do Senhor.

Daniel já buscava no Senhor um verdadeiro transbordamento de sua alma. Por isso, ele ficou e confiou no que Deus estava prestes a fazer. Aquele toque era familiar para ele. Ele já conhecia aquela voz.

Para concluir…

Você tem se preparado para Deus encher cada vez mais seu ser? Entenda a necessidade de orar e buscar para que isso não te amedronte. O toque forte e leve dEle deseja te encontrar todos os dias e, mesmo que Ele te esvazie de sua própria força, a força dEle tomará conta de você. 

Sair da versão mobile