“E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” – Mateus 6: 5-6
Jesus era o reflexo do que ele vivia e recebia no secreto. E o mais encantador é saber que o que movia o coração de Jesus não era a necessidade, mas o amor. Amor pelo Pai, pela intimidade, pela eternidade.
Encontro com Deus transforma a vida
Esteja certo de que os nossos maiores encontros com Deus sempre serão quando a nossa decisão for fechar a porta do quarto e passar tempo com Ele. São nesses encontros secretos que Ele nos diz verdades sobre quem somos. Nos revela mais sobre a Sua essência e nos dá novas sandálias para suportar o ide.
É no oculto que somos equipados para o visível. Moisés teve um encontro a sós com Deus na passagem da sarça em chamas. Nesse encontro, Deus revelou a ele Seus propósitos para a nação de Israel e o chamado que tinha para Moisés. Moisés é enviado a libertar o povo. O Senhor promete que estaria com ele.
Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem. Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”. – Êxodo 3:7-10
No lugar secreto, Deus pode nos revelar coisas que impactarão nossa vida visível. Assim como Ele revelou a Moisés. Além disso, somos nutridos espiritualmente ao nos relacionarmos profundamente com Deus em oração e por meio de Sua Palavra. Desta forma, somos capazes de viver a vida (o visível) de uma maneira sábia, que agrada a Deus. Estaremos preparados para provas e desafios.
Um profundo relacionamento com Deus
Mais para frente em Êxodo 33:11, quando o povo já havia saído do Egito, o texto bíblico diz que o Senhor falava face a face com Moisés. Como quem fala com um amigo. Moisés ia à Tenda do Encontro para falar com o Senhor.
O segredo de um relacionamento com Deus se encontra na sua vida devocional. Uma vida onde ninguém vê a não ser o próprio Senhor. Neste lugar não existe aplausos, mas sussurros. Existe choro do arrependimento e revelação da Palavra. É nesse lugar que você encontra o maior tesouro de Deus.
É preciso disposição, coragem e entrega
Se queremos viver uma vida de intimidade com Deus, nossa mente precisa estar ciente que viver no mais profundo requer disposição e coragem. Não existe nada mais importante que o nosso relacionamento com Ele. É através de um relacionamento genuíno com Jesus que aprendemos a viver e perceber este mundo. Para o cristão, se conectar com Deus é como respirar, uma questão de sobrevivência.
Sendo assim, esteja certo de que segredos e tesouros só são revelados para quem se achega a Sua Presença. É preciso aproximar-se com sinceridade de coração e se entrega totalmente a Ele em oração.
É no secreto que o medo, a ansiedade e a tristeza se esvai. Ele é o amor que constrange, voz que acalma e certeza que guia a vida dos que são seus. A preparação em oração é oculta, mas, os frutos dela sempre expostos.