Ícone do site Bíblia JFA Offline

O Perdão que cura

O Perdão que cura!

Gostaria de trazer um tema muito importante hoje: Perdão! Temos perdoado como Cristo nos ensinou? Temos sido mansos de coração? Ou temo nos estressado com facilidade, faltado com compaixão e guardado rancor?

A questão do perdão é algo muito delicado. Um tema que deve estar enraizado em nossas mentes, para que o Corpo de Cristo seja edificado e a comunhão cresça.

Por que devo perdoar ou pedir perdão?

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.”

Mateus 18:21-22

Creio que o maior motivo pelo qual devemos perdoar nossos irmãos e aceitar um pedido de perdão é pelo simples fato de que nós somos pecadores e não merecíamos o perdão de Deus, mas mesmo assim, Ele entregou Seu Filho para perdoar nossos pecados. Portanto, se somos cristãos (o significado da palavra Cristãos no grego é “Pequenos Cristos”), devemos seguir os caminhos de Cristo.

Tem algo muito interessante sobre o perdão na cultura judaica: no judaísmo, era considerado honroso perdoar três vezes. Porém, nessa fala de Jesus, em Mateus 18:22, percebemos que Cristo veio para elevar a régua, ou seja, os discípulos, como parte da comunidade da nova aliança, deviam exceder esse padrão do judaísmo.

Se Cristo me perdoa, mesmo sendo falho, pecador, sujo e não merecendo a graça e o perdão d’Ele, quem sou eu para achar que não preciso ou não estar disposto a perdoar alguém ou pedir perdão?

Onde está o seu coração?

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Provérbios 4:23

A Bíblia nos deixa muito clara a importância de termos um coração puro. Se nosso coração estiver no lugar certo, teremos as atitudes certas e se estiver seguindo um caminho torto, nossas decisões nos levarão à morte.

Mas o que isso tem a ver com perdão? Simplesmente tudo. Se temos nosso coração no lugar certo e seguimos os passos de Cristo, não hesitaremos em pedir perdão a quem machucamos ou aceitarmos perdão. Pedir perdão e perdoar é reconhecer que errou, é colocar o ego de lado, em prol de algo maior. Esse algo maior é a decisão de agir como Cristo agiria e age.

Portanto, para que tenhamos a mentalidade necessária para pedir perdão e perdoar é extremamente necessário que saibamos onde está nosso coração.

O Perdão cura a alma!

Sabemos o quão é difícil pedirmos perdão ou aceitar, porém a recompensa disso é inigualável. A partir do momento que decidimos perdoar, não apenas nossa alma é curada e um peso gigantesco sai de nossas costas, como a outra pessoa que nos magoou ou à quem magoamos, é curada também e sua vida é transformada.

O amor que Cristo demonstrou por nós é o mesmo que devemos demonstrar por nossos irmãos, amigos e familiares. Não podemos deixar esse amor apenas para nós, mas devemos espalhar esse amor, para que mais pessoas possam conhecer o amor de Cristo e, assim, possam ser transformadas da mesma forma que nós fomos transformados quando O conhecemos a primeira vez.

Portanto, não guarde o amor que o Senhor depositou em você para você mesmo. Como está escrito em Colossenses 3:13, Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Não é fácil!

Quero deixar bem claro que perdoar ou pedir perdão não é algo fácil. Não é fácil, pois para isso, precisamos abrir mão de nosso orgulho e abaixar nossa guarda.

Porém precisamos nos reconciliar com nossos irmãos e fazer aquilo que é certo, fazer aquilo que Cristo nos ensinou a fazer.

“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

João 16:33

Graça e Paz.

12º Episódio do Bíbliacast JFA

No episódio de hoje vamos falar sobre lutar e permanecer em meio às tentações.

Sair da versão mobile