Gostaria de trazer um tema muito importante hoje: Perdão! Temos perdoado como Cristo nos ensinou? Temos sido mansos de coração? Ou temo nos estressado com facilidade, faltado com compaixão e guardado rancor?
A questão do perdão é algo muito delicado. Um tema que deve estar enraizado em nossas mentes, para que o Corpo de Cristo seja edificado e a comunhão cresça.
Por que devo perdoar ou pedir perdão?
“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.”
Mateus 18:21-22
Creio que o maior motivo pelo qual devemos perdoar nossos irmãos e aceitar um pedido de perdão é pelo simples fato de que nós somos pecadores e não merecíamos o perdão de Deus, mas mesmo assim, Ele entregou Seu Filho para perdoar nossos pecados. Portanto, se somos cristãos (o significado da palavra Cristãos no grego é “Pequenos Cristos”), devemos seguir os caminhos de Cristo.
Tem algo muito interessante sobre o perdão na cultura judaica: no judaísmo, era considerado honroso perdoar três vezes. Porém, nessa fala de Jesus, em Mateus 18:22, percebemos que Cristo veio para elevar a régua, ou seja, os discípulos, como parte da comunidade da nova aliança, deviam exceder esse padrão do judaísmo.
Se Cristo me perdoa, mesmo sendo falho, pecador, sujo e não merecendo a graça e o perdão d’Ele, quem sou eu para achar que não preciso ou não estar disposto a perdoar alguém ou pedir perdão?
Onde está o seu coração?
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
Provérbios 4:23
A Bíblia nos deixa muito clara a importância de termos um coração puro. Se nosso coração estiver no lugar certo, teremos as atitudes certas e se estiver seguindo um caminho torto, nossas decisões nos levarão à morte.
Mas o que isso tem a ver com perdão? Simplesmente tudo. Se temos nosso coração no lugar certo e seguimos os passos de Cristo, não hesitaremos em pedir perdão a quem machucamos ou aceitarmos perdão. Pedir perdão e perdoar é reconhecer que errou, é colocar o ego de lado, em prol de algo maior. Esse algo maior é a decisão de agir como Cristo agiria e age.
Portanto, para que tenhamos a mentalidade necessária para pedir perdão e perdoar é extremamente necessário que saibamos onde está nosso coração.
O Perdão cura a alma!
Sabemos o quão é difícil pedirmos perdão ou aceitar, porém a recompensa disso é inigualável. A partir do momento que decidimos perdoar, não apenas nossa alma é curada e um peso gigantesco sai de nossas costas, como a outra pessoa que nos magoou ou à quem magoamos, é curada também e sua vida é transformada.
O amor que Cristo demonstrou por nós é o mesmo que devemos demonstrar por nossos irmãos, amigos e familiares. Não podemos deixar esse amor apenas para nós, mas devemos espalhar esse amor, para que mais pessoas possam conhecer o amor de Cristo e, assim, possam ser transformadas da mesma forma que nós fomos transformados quando O conhecemos a primeira vez.
Portanto, não guarde o amor que o Senhor depositou em você para você mesmo. Como está escrito em Colossenses 3:13, Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
Não é fácil!
Quero deixar bem claro que perdoar ou pedir perdão não é algo fácil. Não é fácil, pois para isso, precisamos abrir mão de nosso orgulho e abaixar nossa guarda.
Porém precisamos nos reconciliar com nossos irmãos e fazer aquilo que é certo, fazer aquilo que Cristo nos ensinou a fazer.
“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
João 16:33
Graça e Paz.
12º Episódio do Bíbliacast JFA
No episódio de hoje vamos falar sobre lutar e permanecer em meio às tentações.