Ícone do site Bíblia JFA Offline

O oposto do amor é a indiferença?

O oposto do amor é a indiferença?

Há uma conhecida frase, usada por muitos escritores, que diz “O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença”. E hoje iremos conversar sobre isso e ver o que a Bíblia fala sobre o amor. Para isso, começaremos com alguns versículos que definem o que é o amor:

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

1 Coríntios 13:4-7

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 João 4:8

Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

Mateus 22:37-39

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

Romanos 5:8

Deus é amor e Ele não é indiferente

Em 1 João 4:8 recebemos uma exortação clara de que nosso Senhor é o próprio amor. Portanto quem não ama, logo não O conhece. Tendo isso em mente, quero te perguntar: você considera nosso Deus indiferente frente à humanidade? Certamente não. Ele nos ama tanto que, mesmo pecadores, enviou Seu filho unigênito para morrer em nosso favor, livrou-nos das amarras do pecado e da condenação eterna.

Além disso, o Pai deseja se fazer presente em nossas vidas. Ele deixou sua Palavra como uma carta aos seus amados filhos e fala conosco todos os dias através dela. Como está escrito em João 14, Ele também nos deixou o Espírito Santo para estar conosco, nos consolando, nos ajudando e revelando a vontade d’Ele para nós. Em Mateus 7, Jesus ainda fala sobre o caráter bondoso de Deus em atender as nossas orações quando pedimos, como um pai que atende ao pedido do filho por comida.

Portanto, o amor definitivamente não é indiferente.

Ser indiferente é não se importar

Quando pesquisamos pela definição de indiferença encontramos algumas coisas como: ausência de interesse; falta de consideração; indiferença pelos sentimentos alheios. Ser indiferente está muito ligado a não se importar com a dor ou a necessidade do próximo.

A própria Bíblia relaciona diretamente o amor à ação, a nos compadecermos, ou seja, a nós nos importarmos. Em 1 João 3:17-18, está escrito: “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”.

Amar em palavras é muito mais fácil do que amar em ações. Quando amamos em ação, escolhemos caminhar ao lado do outro, o que pode ser difícil porque vivemos em um mundo muito individualista. Mas nós como luz do mundo e sal desta terra, não podemos nos amoldar aos padrões da sociedade, mas ao padrão proposto pela Palavra. Precisamos amar o próximo como a nós mesmos e se esse amor bíblico for realidade em nossas vidas, jamais seremos indiferentes frente à dor alheia, seja ela emocional, física ou financeira.

Conclusão

Pensando nos significados das palavras, não necessariamente a indiferença é o oposto de amor. A própria Bíblia usa a palavra ódio para contrapor a palavra amor. Como por exemplo em Hebreus 1:9, onde está escrito: “Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, escolheu-te…”.

Mas podemos concluir que uma coisa é fato: aquele que ama definitivamente NÃO é indiferente, antes se importa.

Você pode ser usado como ferramenta na vida de alguém para fazer a diferença e, se já teve a oportunidade, sabe a alegria e tranquilidade que isso traz ao coração e alegra o nosso Deus. Que estejamos dispostos a ouvir o outro com amor, nos importando e cuidando daqueles que estão ao nosso redor.

Deus te abençoe!

#04 – PAPO Podcast | ELDER RODRIGUES – Integrante da banda Hraiz

O PAPO, é um podcast cristão, que traz diferentes pessoas para falarem sobre seus ministérios. Não tem tema especifico, os assuntos acontecem sem pauta, como na vida.  

Convidado: Elder Rodrigues – Instagram @elderrodrigues 

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile