Ícone do site Bíblia JFA Offline

O Nosso Presente

O Nosso Presente

Essa semana ouvi uma frase que achei bem interessante. “No Natal, o aniversário é de Cristo, mas somos nós que recebemos o presente do amor, da graça e do cuidado vindo direto do Pai”.

E isso é um fato. Graças ao nascimento de Cristo temos direito ao maior presente que existe: a redenção, a graça e poder desfrutar do amor do Pai.

Sabemos que existem estudos que apontam para o nascimento de Cristo ter sido em outra data, mas dezembro serve como um momento para trazermos a vida de Jesus à nossa memória e também uma oportunidade de falarmos sobre Ele para nossos amigos e familiares.

Tradição

Você já se perguntou qual é a origem dessa tradição da troca de presentes? Segundo o que dizem as histórias, iniciou-se com o nascimento de Jesus.

Em Mateus 2:1-12, é contado sobre os três sábios do Oriente. Nesta passagem cada um deles leva um presente para Jesus após Seu nascimento: ouro, incenso e mirra.

Dizem que quem oficializou isso foi o Papa Libério, em 354 d.C. Há também a história do Papai Noel, que começou com um Bispo que entregava presentes para as crianças carentes na noite de Natal.

Tudo isso são histórias que deram início à tradição dos presentes, inclusive são as socialmente mais aceitas e que passaram de geração para geração.

Uma prova disso para mim, é que mesmo que minha família não esteja bem financeiramente, existe essa tradição. Fazemos pelo menos um Amigo Secreto.

O Grande Presente

É agora que voltamos para a frase do início desse texto. A tradição dos presentes começou baseada em Mateus 2, mas o maior presente que poderíamos receber começou a ser preparado muito antes da fundação do mundo, muito antes de eu e você existirmos.

O Senhor nos deu o presente da vida, apenas por amor, como é citado em João 3:16. Não éramos merecedores, mas hoje temos vida, e nesse Natal que está chegando eu te convido a refletir sobre isso, sobre esse amor tão grande que recebemos apenas por Graça.

Que eu e você possamos hoje entender qual é o maior presente que poderíamos ter, que as coisas materiais deixem de ser nossa prioridade e que nesse Natal possamos nos reconciliar com familiares que estamos distantes, perdoar nossos irmãos e lembrar que Jesus, é o nosso maior e melhor presente. E que a vida d’Ele na nossa produzir mais amor.

Feliz Natal, que Deus te abençoe,
Ana.

Sair da versão mobile