Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.
Gênesis 2:7
Como é bom lembrarmos o quanto a nossa existência depende totalmente de Deus. Para que o ser humano pudesse viver, foi necessário que o Senhor soprasse o fôlego de vida.
Um fôlego inesgotável
Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Isaías 40:30-31
É Ele quem tem poder de nos dar um fôlego inesgotável. Tantas vezes somos teimosos e tentamos correr a jornada da vida com nossas próprias forças, porém elas sempre serão insuficientes. Precisamos aprender a esperar no Senhor para que possamos voar alto como águias e andar sem nos cansar.
Esperar no Senhor é viver em união com Ele. Mesmo em nossa humanidade fomos feitos para viver em comunhão com Deus. Em Gênesis Deus nos criou à Sua imagem e semelhança para que vivêssemos mesmo como seres humanos em perfeita união com Ele.
Tem uma citação muito legal do livro do CS Lewis que diz o seguinte: Deus designou a máquina humana para funcionar à base dele mesmo. Ele mesmo é o combustível que nossos espíritos foram designados para queimar, ou o alimento do qual nossos espíritos foram designados para se alimentar.
Por isso que aqueles que esperam n’Ele renovam suas forças. Ele é o fôlego de vida.
Em tempos difíceis, recupere o fôlego n’Ele
Em SUA mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.
Jó 12:10
Jó foi quem escreveu o versículo acima. Mesmo em momentos de profunda tristeza e dificuldade, Ele não se esquecia da soberania de Deus e que nas mãos d’Ele é que está toda a vida e fôlego. Jó perdeu seus bens, seus familiares, sua saúde, seus amigos. Ele passou por momentos de dor e, sim, ele sofreu nas situações difíceis, mas não perdeu a fé no Senhor.
Quando nos esquecemos que o fôlego vem de Deus, tentamos resolver as situações do nosso próprio jeito. Tentamos recuperar o fôlego em outras coisas:
• nos bens materiais e nos tornamos materialistas;
• no controle exagerado, trabalhando para manter as coisas como estão de forma que não fujam ao controle;
• na raiva e vingança, o que pode nos tornar pessoas amarguradas;
• entre muitas outras coisas.
Por isso, volte-se àquele que pode renovar as suas forças, o único em quem você pode recuperar seu fôlego e encontrar conforto.