Ícone do site Bíblia JFA Offline

O amor de Deus

O amor de Deus

Esses dias estive meio inquieto. Algumas coisas da vida terrena me fizeram desanimar e com isso, minha energia para manter o ritmo em relação à orações diminuiu um pouco. Glória à Jesus. Através da maturidade que Ele tem me concedido, consigo enxergar com mais facilidade onde está o meu refúgio e a fonte da minha alegria.

Em meio a esse período um pouco ruim, sentindo-me angustiado, me lancei aos braços do Pai. Desliguei tudo o que podia me atrapalhar, apaguei as luzes e clamei pela sua paz. Me humilhei diante de sua grandeza e me desculpei pela falta de sabedoria em não correr logo para os braços dEle na primeira oportunidade. Abri a boca e disse em voz alta o que estava acontecendo e porque meu coração estava tão pesado.

Naquele momento senti Deus falar comigo sobre o amor genuíno dEle para com os homens. Fui tomado de virtude e paz. Corri para abrir minha bíblia e comecei a tentar entender com mais profundidade o que acabara de vir ao meu espírito naquele momento de oração. Resolvi compartilhar um pouco disso com vocês hoje.

O conceito de amor

Apesar de utilizarmos a palavra “amor” para diversas situações, a bíblia não cita apenas um único tipo. Na Grécia antiga eram reconhecidos até sete tipo de amores, com nomes e expressões diferentes. Vou me concentrar em apenas dois, que são os mais próximos do que vivemos no dia a dia.

O primeiro é o amor eros. É basicamente o amor que sentimos em relacionamentos. Aquele amor profundo e passional que temos para com nossos parceiros ou pretendentes. O amor eros se caracteriza mais pelo desejo e pela intensidade. Poderíamos defini-lo melhor utilizando a palavra “paixão”.

O segundo é o amor ágape. É nesse amor que eu quero que vocês foquem enquanto discorro. Pois é a palavra original do texto do novo testamento quando lemos sobre o amor de Deus para com os homens. O ágape é diferente do amor sentimental. É um amor racional e sem condição. Amor de benevolência pura e de entrega. É algo que foge totalmente da nossa compreensão mundana. Para nós, cristãos, o amor ágape é a exata essência de Deus. E só pode ser encontrado no Senhor.

1Jo 4:8 “Aquele que não ama (agapáo – ato de amar ágape) não conhece a Deus; porque Deus é amor (ágape)” 

João está dizendo em sua epístola que Deus é a exata definição do amor racional e livre de condição. E se alguém não consegue se decidir em amar incondicionalmente e se entregar pelo seu próximo, é porque ainda não conseguiu conceber a verdadeira essência de Deus dentro de si mesmo.

Se Deus é amor…

Quando Deus escolhe seu povo, diz que tem o intuito de formar um Reino de reis e sacerdotes, uma nação santa. No caso, separada de todo o mal para o conhecimento exato dEle. Através de Jesus Cristo, podemos desfrutar deste mesmo privilégio e somos chamados para a mesma finalidade.

A partir do sangue de Jesus, nosso espírito é purificado pelo Espírito e somos separados do mal para tomarmos conhecimento do amor ágape, que é a expressão exata de Deus. Porém, enquanto ainda somos compostos de corpo, alma e espírito vivemos numa constante luta contra a carne, de forma que através da pratica da fé cristã tomamos consciência de que quem habita em nós é o amor de Deus. Nisso, lutamos para enfraquecer a nossa carne e andarmos em santidade e amor para com todos os homens.

Um dos objetivos

Entendi, através do texto a seguir, que um dos objetivos de Deus para conosco é que busquemos a consciência plena do seu amor, independente de fatores externos. Isso envolve um exercício diário, não baseado em sentimento. Mas em razão e decisão diária. Habitando em Deus, ou seja, se mantendo consciente a todo tempo sobre seu amor através da Palavra e da oração, para que a sua essência seja aperfeiçoada em nós.

1Jo 4:12 “Ninguém viu Deus em tempo algum; se amamos uns aos outros, Deus habita em nós, e o seu amor é aperfeiçoado em nós. (13) Nisto sabemos que habitamos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. (16) E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para nós. Deus é amor; e aquele que habita em amor, habita em Deus, e Deus nele. (17) Nisto o nosso amor é aperfeiçoado, para que tenhamos confiança no dia do julgamento; porque, como ele é, assim somos nós também neste mundo.

Resumidamente, não somos capazes sequer de amar a Deus de volta se não recebermos do seu Espírito e nos tornarmos conscientes todos os dias do seu amor para conosco. Isso mostra com clareza o quão importante é se manter a todo momento focado nas coisas que são do alto (Cl 3:2) através da pratica constante da fé cristã.

Que o amor de Deus seja aperfeiçoado em todos vocês, que foram chamados e escolhidos para serem santos, em nome de Jesus. Amém!

Nos conheça!

Para um contato mais pessoal comigo, me encontre no instagram pelo nome @zmbrandao. Você pode seguir também o perfil da @bibliajfa!

Sair da versão mobile