Ícone do site Bíblia JFA Offline

Nunca foi sobre sentir!

Nunca foi sobre sentir!

Será que temos baseado nosso relacionamento com Deus no sentimento? Será que entendemos que não devemos buscar apenas o “sentir algo”?

Hoje, gostaria de conversar um pouco sobre esse tema tão falado no meio cristão. Será que temos buscado a presença do Senhor apenas para sentí-Lo?

Vamos conversar sobre?

Uma busca racional

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

Jeremias 17:9

Não sei se você já passou por essa situação, mas por uma boa parte de minha caminhada espiritual, eu carregava um peso muito grande em meu coração por estar enganando a mim mesmo.

Eu pensava que só estaria tendo uma entrega total ao Senhor e só estaria vivendo um relacionamento sincero com Ele, se eu sentisse a Sua presença em todos os cultos e em todos os momentos. Isso me machucou por muito tempo e inclusive me desmotivou.

Eu ia em conferências, em cultos, tinha meus momentos com Deus, mas não sentia a presença d’Ele. Muitas vezes me estressei com o Senhor, fiquei bravo e triste, pois eu não entendia o porquê de tudo aquilo estar acontecendo. Para mim não fazia sentido. Eu estava buscando, estava tentando, mas nada acontecia.

Não sei se você tem se sentido assim, mas gostaria de te dizer algo que me ajudou muito a sair dessa situação.

Nossa vida com Deus vai além do sentir

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.”

Romanos 12:1-2

A última frase dessa passagem é algo extremamente importante. Paulo nos mostra que a entrega de nossas vidas, nosso sacrifício é sobre algo que vem da racionalidade. Ou seja, algo que vem da nossa plena consciência da bondade de Deus para conosco.

Quero deixar claro que não existe problema nenhum em querer sentir a presença do Senhor. Porém, o que quero dizer aqui é que essa jamais deve ser a razão principal pela qual buscamos ao Senhor. A nossa motivação, ao buscar a Ele, deve ser pura e simplesmente pelo entendimento de que Ele é perfeito, eterno, imutável, que não somos absolutamente nada sem Ele, que não possuímos nada se não O tivermos.

Não podemos buscar a Deus por aquilo que podemos receber d’Ele, como experiências em Sua presença ou bênçãos. Mas precisamos buscá-Lo por quem Ele é.

Não devemos buscá-Lo pelo que podemos receber

Se me buscarem de todo o coração, me encontrarão. Serei encontrado por vocês”, diz o Senhor. “Acabarei com seu exílio e os restaurarei. Eu os reunirei de todas as nações para as quais os enviei e os trarei de volta para casa, para sua terra.”

Jeremias 29:13-14

Nesta passagem Deus pede para que os israelitas que haviam sido exilados buscassem Sua presença de todo o coração. E que se o fizessem, eles O encontrariam. E Ele os restauraria e os traria de volta para sua terra. Portanto, Deus, em sua bondade, libera bênçãos sobre nós quando O buscamos de todo o coração.

Mas nós precisamos entender que a maior bênção já recebemos. O Pai já nos abençoou, dando a vida de Seu Filho, na cruz, para morrer por nós e nos deu a oportunidade de vivermos espiritualmente, quando estávamos mortos no pecado. É com esse entendimento e racionalidade que devemos buscá-Lo, independente de recebermos ou sentirmos algo.

Precisamos entender que Deus não é um gênio da lâmpada, que esfregamos quando queremos realizar algum desejo. Deus é soberano, sublime e poderoso. Deus tem poder para dar e tirar a vida.

Concluindo:

Não podemos buscar para sentir, sermos abençoados ou qualquer coisa do tipo, mas precisamos buscar pelo simples fato de que Ele merece toda a nossa devoção.

Graça e Paz.

Sair da versão mobile