Ícone do site Bíblia JFA Offline

Não têm vocês mais valor do que as aves do céu?

Não têm você mais valor do que as aves dos céus?

Em uma quarta-feira acordo mais do que tranquila, desfrutando de toda paz que aqueles que creem em Deus devem desfrutar, até que chego na sala e minha mãe está a fazer contas com uma cara de muito preocupada. Pergunto o que aconteceu e ela me responde: “Queria fazer tantas coisas, mas esse mês será apertado, não conseguiremos comprar o filtro de água que eu queria nem roupa para o seu irmão”.

Vejamos, não é que não conseguiríamos pagar as contas que tínhamos, mas sim que não conseguiríamos comprar estas coisas necessárias, mas que poderiam esperar mais um tempo ou serem compradas em outras lojas que não as que ela queria. Meu irmão se encontra no auge de crescimento, então não irá parar de crescer tão cedo e logo já teria que comprar roupa novamente. Dessa forma, as roupas das marcas melhores que ela queria não serviriam por muito tempo, pois logo ele perderia.

O mesmo com o filtro de água. O nosso havia quebrado e pensamos em comprar um melhor que queremos faz tempo, mas o melhor não é apenas melhor, mas sim algo super tecnológico, sai água com gás, água quente e tem capsulas que até fazem refrigerante, chá e chocolate. Nós precisamos disso? Não! No entanto, queríamos. Realmente precisávamos comprar roupa para o adolescente que não pára de crescer e o filtro, pensando que água é essencial, mas não precisava ser opção “x” e “y”.

A prisão do querer

Agora vamos trazer este exemplo prático para a nossa vida com Deus… Deus conhece a minha e a sua necessidade, melhor do que nós mesmos. Ele sabe das necessidades da minha casa e já tínhamos orado a respeito dessas coisas. Portanto se preocupar de nada resolveria, afinal, as contas estavam pagas, mesmo que de forma contada, tínhamos o que comer e meu irmão não estava andando por aí sem roupa.

Talvez você esteja pensando: “nossa, mas a mãe da história foi muito supérflua”, e aqui quero repreender este seu pensamento e te lembrar que todos caímos na prisão do querer. Às vezes há coisas que entendemos como uma necessidade e talvez até sejam mesmo, mas não naquele momento, nem daquela forma. Afinal, ficar ansioso com algo não faz com que aquilo aconteça, só traz peso e angústia ao seu coração.

Tenho uma mãe que é uma mulher sábia, mas até mães e pais sábios, podem se ver almejando coisas para a família sem haver toda aquela necessidade, pois sempre querem o melhor para seus filhos e lar. Então, pense comigo: se uma mãe e um pai sábio querem o melhor para seus filhos, você pensa mesmo que Deus não iria querer? Ele que é um pai de amor, perfeito, bondoso, justo e misericordioso, certamente sabe ainda mais do que seus filhos precisam.

Basta a cada dia o seu próprio mal…

Para acalmar minha mãe naquele dia a lembrei da passagem de Mateus 6 e de como Deus sempre foi fiel conosco. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Você pode descansar, pois, nada lhe será acrescentado pela preocupação, ou melhor, até será: cabelos brancos e rugas. Faça a sua parte e entregue suas necessidades a Deus, Ele cuidará de tudo!

Leitura bíblica do devocional:

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.

Mateus 6:24-34

Deus te abençoe!

_______

#08 – PAPO Podcast | PAULO BORGES JUNIOR – Pastor e Escritor

O PAPO, é um podcast cristão que traz diferentes pessoas para falarem sobre seus ministérios. Não tem tema especifico. Os assuntos acontecem sem pauta, como na vida.  

Informação importante!

Se você deseja ouvir o áudio de meditações como essa baixe o nosso novo aplicativo de meditação cristã Mente Renovada.

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile