Ícone do site Bíblia JFA Offline

Não seja um fariseu!

Não seja um fariseu!

Certamente, uma das coisas que mais amo fazer. E que menos deveria. É debater questões bíblicas em discussões que não levarão à lugar algum e à nenhum crescimento da minha fé.

Após o último debate, no entanto, no momento em que estava pedindo perdão à Deus por não saber ficar calado. Senti Ele falar em meu coração a passagem de 1Sm 16:7. Onde é dito que o Senhor não vê como os homens veem. Mas sim que olha para o coração.

A palavra utilizada no manuscrito em hebraico para o termo “coração” é “lebab”. Que carrega diversos significados. Entre eles, a alma, o conhecimento, a razão, o caráter moral, os desejos, intenções etc.
O que significa que, quando Deus diz ver o coração do homem, quer dizer que está vendo uma infinidade de coisas para que haja uma aprovação santa.

É claro, somos considerados aprovados diante do Pai pelo sangue de Jesus Cristo. Mas isso não nos tira a obrigação de estarmos em uma constante renovação interna. Alinhado aos padrões de santidade do Reino para podermos nos apresentar como obreiros aprovados (2Tm 2:15).

Rm 12:2 “E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Chega de cerimônias!

Existem algumas coisas que tem me incomodado muito no meio cristão. Entre elas, o excesso de cerimônias , jargões e “receitas” que vem sendo colocados como caminhos necessários para se achegar a Deus.
Não estou dizendo que tradições não são importantes. Mas me pergunto o tempo todo sobre o que Jesus faria num tempo como esse, na vida terrena.

Os quatro evangelhos citam muito claramente os embates de Jesus com os fariseus e mestres da lei. Essas pessoas viviam à risca as leis cerimoniais do Antigo Testamento mas o faziam somente de uma maneira externa e aparente. De modo que, por fora, eram respeitados pelo povo por se declararem santos através de suas ações. Mas por dentro, em seu coração, não tinham seu caráter moral e sua alma alinhados com a vontade soberana de Deus.

No versículo a seguir, temos uma das afirmações mais fortes de Jesus advertindo sobre o perigo da religiosidade:

Mt 15:8 ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. (9) Em vão me adoram; pois ensinam doutrinas que não passam de regras criadas por homens’”.

Infelizmente hoje, dentro de muitas igrejas, existem inúmeros cristãos que vivem da mesma forma que os fariseus dos tempos de Jesus. Isso é lamentável. São pessoas que fazem da santidade algo seletivo. Se importam mais com roupas, apresentação pessoal e em consertar a moral social dos outros do que em limpar a bagunça do lugar onde o Senhor tem os olhos voltados. Não se atentam para o fato bíblico de que é necessário sacar as traves de madeira dos próprios olhos antes de remover o cisco do olho do outro (Mt 7:3).

No Sermão do Monte, Jesus deixa bem claro que as ações são apenas um reflexo do pecado que ja se inicia no coração do homem, como por exemplo, no trecho em que diz sobre o adultério:

Mt 5:27 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. (28) Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração“.

Parece não fazer sentido que pessoas ainda vivam hoje de maneira parecida com os fariseus quando lemos a Bíblia. E realmente, não faz sentido viver dessa forma, mas infelizmente o homem erra em coisas simples por falta de conhecimento da Palavra de Deus (Mt 22:29).

Viva em santidade

Ser santo, é ser separado do pecado e viver em santidade é se manter longe de coisas que vão contra a vontade de Deus. Viver em santidade, então, nada mais é que viver separado para o Senhor em todos os aspectos.

No Antigo Testamento, havia entre as regras e as cerimônias, a circuncisão. Esse processo envolvia fazer uma marca na carne dos homens. Esta mostrava que aquele que era marcado fazia parte do povo escolhido de Deus para ser santo.
Com o sacrifício de Jesus e a abolição das leis cerimoniais, a circuncisão passou a ser inútil, visto que a marca que importa para Deus é feita internamente.

Rm 2:29 “…circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus”.

A partir do momento que é tomada uma decisão e dentro do indivíduo é feita uma marca através da declaração do senhorio de Jesus Cristo em sua vida. Se inicia um processo de renovação da mente (Rm 12:2). Que faz com que haja uma mudança que se inicia pelo caráter moral, e passa pela razão, paixões e motivações. Depois, isso começa a se refletir externamente. Neste momento, é quando as pessoas passam a enxergar Jesus através da sua vida. A mudança acontece de dentro pra fora.

Que a graça e a perfeita marca de nosso Senhor Jesus Cristo esteja no coração de todos os irmãos, amém!

Vamos conversar!

Para um contato mais pessoal comigo, me encontre no instagram pelo nome @zmbrandao.

Não se esqueça de nos enviar seu testemunho através do e-mail contato@bibliajfa.com.br. Queremos ouvir sobre suas experiências com Deus.

Sair da versão mobile