Ícone do site Bíblia JFA Offline

Não seja dominado pela carne!

Não seja dominado pela carne!

Começaremos este texto com um lembrete bíblico, sobre o que é o desejo da carne. Este que faz uma bagunça enorme e é difícil de arrumar:

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Romanos 8:5-9

A carne faz promessas vazias

A carne nos leva ao mal caminho. Em 2 Pedro 2:19, está escrito que o homem é escravo daquilo que o domina. Sendo assim, quando dominados pela carne nos deixamos destruir por vícios, que parecem às vezes inofensivos e em outras nem tanto. Muitas vezes mentimos para nós mesmos com promessas vazias: “só hoje e paro”.

Prometemos a nós mesmos que damos conta de parar, mas essa é uma mentira, pois um vício nos leva à destruição, seja em dívidas, falta de saúde, perda de emprego ou da família. E mais do que isso, um vício nos afasta de Deus, pois como está escrito em Romanos 8, a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Sua lei. Quando dominados pela carne, talvez julguemos que estamos experimentando a liberdade, mas na verdade estamos apenas nos afundando mais ainda, pois este é um caminho que não leva à paz.

Talvez você conheça alguém que desejou tão ardentemente algo que quando olhou para trás não havia mais como consertar o erro cometido. O desejo por pessoas, por exemplo, pode levar alguém a matar em nome do “amor”, pois quando a carne domina alguém o raciocínio lhe falta, só há um objetivo: satisfazer seu desejo. Isto não provém de Deus e é destruição para a alma.

Busque o que é do alto, pois o que é do mundo passa

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

1 João 2:16,17

Quando você diz não ao desejo da carne e diz sim para caminhar em santidade com Jesus Cristo ao seu lado, é liberto da escravidão, das amarras do pecado, dos medos e das angústias. Quando não pensamos em nossos atos, sejam eles pequenos ou grandes, alguém sofrerá as consequências deles.

Felizmente temos um Deus bondoso e capaz de perdoar e nos limpar de nossos pecados quando verdadeiramente arrependidos. Por isso, devemos levar nossos pensamentos a Cristo e não sermos escravos da carne. Deixe-a sobre o pé da cruz. Lembre-se que o prazer carnal momentâneo leva à morte, quando não física, leva à morte espiritual, emocional, social ou familiar. Então, escolha o domínio próprio, deseje ter uma vida em santidade, volte sua mente ao Espírito e não se deixe dominar pelo pecado.

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile