Ícone do site Bíblia JFA Offline

Não se preocupe!

Não se preocupe!

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé. Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? “Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. 

Mateus 6:25-34

Nesta passagem podemos ver Jesus falando sobre as preocupações da vida. Afinal, é muito comum nos preocuparmos com as coisas que nos rodeiam. Somos humanos e precisamos de algumas coisas básicas para sobreviver. Isso nos gera certa preocupação.

Uma sociedade imediatista

Vivemos em uma sociedade imediatista em que para tudo há prazo, cronograma, horários apertados, dias curtos demais e acabamos sendo moldados a acompanhar o relógio. Nem sempre agimos com excelência nessa tarefa árdua. Começamos a seguir um hábito duro, pautado por quanto conseguimos concluir o mais rápido possível.

É inevitável não sentir as forças se esgotando e o coração repleto de ansiedades e medos. O que tem feito nossa sociedade sofrer com doenças causadas pelo estresse, alimentação inadequada e transtornos de ansiedade.

No entanto, a Bíblia nos mostra o aposto através da passagem acima. Deus sabe exatamente daquilo que precisamos. Ele conhece todas as nossas necessidades físicas, mas quer que entendamos que as nossas necessidades espirituais são muito maiores. Por isso devemos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar.

Abandone suas preocupações

Jesus ordena que nós abandonemos as preocupações. Ele nos lembra que o Pai é fiel em cumprir todas as nossas necessidades e garante que Deus sabe do que precisamos, antes mesmo que pensamos em pedir. Portanto, não há motivo para preocupação. É necessário que entendamos, que a vida é feita de etapas, e não podemos chegar a lugar algum se não passarmos pelo presente momento.

Me lembro de uma certa vez, que um professor do meu curso de Psicologia relatou que a geração atual tem muitos problemas psicológicos por não saberem viver o presente. Alguns pensam demais no passado, e com isso sofrem porque é impossível mudar o que já passou. Outros pensam demais no futuro e acabam sofrendo de ansiedade, porque também é impossível fazer com que o tempo passe mais rápido. Lendo essa passagem me lembrei de que Deus já nos advertia biblicamente para nos preocuparmos com o agora, porque Ele cuida de todo o restante.

O próprio Jesus disse na passagem: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

Tudo já foi entregue a Jesus

Quando aceitamos  Jesus como único e suficiente Salvador, nosso passado foi apagado e tudo se fez novo. Ao o aceitarmos, também entregamos nossa vida por completo, ou seja o agora e o porvir, e isso não pertence mais a você, já que foi tudo entregue a Ele. Por isso, viver o agora é entender que Jesus está no controle de todas as coisas e que não podemos tomar o que já foi dado. Tudo está nas mãos dEle e em segurança. Não há lugar melhor que esse para depositarmos nosso viver.

Dessa forma, precisamos nos conectar com Reino de Deus e sua justiça, e todas as outras coisas serão adicionadas na nossa vida. Não há nada mais importante que buscar as necessidades espirituais primeiramente. Não deixe de valorizar o que Deus te ensina diariamente, precisamos de alimento diário e Ele sempre nos dá o que precisamos para viver hoje. E por fim, sempre se lembre de que o Senhor é nosso pastor e Ele não nos faltará!

Sair da versão mobile