Jesus logo viu uma grande multidão que vinha a seu encontro. Voltando-se para Filipe, perguntou: “Onde podemos comprar pão para alimentar toda essa gente?”. Disse isso para pôr Filipe à prova, pois já sabia o que ia fazer. Filipe respondeu: “Mesmo que trabalhássemos vários meses, não teríamos dinheiro suficiente para dar alimento a todos!”.
João 6:5-7
Jesus pergunta para os discípulos sobre como eles alimentariam toda aquela gente que vinha ao seu encontro. Eles olharam para seus recursos que eram insuficientes, para suas mãos vazias e ficaram cheios de desespero e ansiedade. Os discípulos se esqueceram de quem Jesus era e dos milagres que já havia feito, duvidaram dEle tendo uma perspectiva de limitação e impossibilidade.
Em qual momento eles haviam esquecido de que estavam diante do filho de Deus? Jesus havia acabado de acalmar um mar furioso e curar vários enfermos. Havia algo que seria difícil demais para Ele? Onde estava escondida a fé dos discípulos? Por que pararam de olhar para grandeza do Deus e colocaram a atenção apenas nas circunstâncias?
Jesus conhece o que você tem enfrentado
Jesus sabia da insuficiência dos recursos dos discípulos, assim como sabe da sua pequenez diante dos problemas que você tem enfrentando em meio a essa pandemia, seja uma situação de desemprego, angústia, pânico e até de depressão. Mas a grande questão é: no que os seus olhos estão fixos? No tamanho da sua dificuldade ou no tamanho do seu Deus?
Depois desse diálogo com os discípulos, Jesus multiplicou 5 pães e 2 peixinhos e conseguiu alimentar mais de 5.000 pessoas que estavam reunidas ali. Houve um milagre e a fé dos discípulos e de todos ali presentes foi fortalecida.
O Senhor é maior que sua dificuldade
Podemos fazer uma aplicação dessa história no nosso momento atual da vida. Estamos em meio a uma pandemia. É hora de aprendermos a não perder a nossa fé diante das adversidades, e até na falta de recursos necessários, mas pelo contrário fazer com que ela cresça.
Em qual momento você se esqueceu que Deus é muito maior que a sua dificuldade? Ao invés de se entregar ao medo, desespero e ansiedade, se entregue, juntamente com o que te assombra, aos pés do Senhor.
Dessa forma, precisamos aprender com esta passagem bíblica que é o Senhor que nos envia o sustento – em todos os sentidos – na quantidade certa, portanto cabe a nós esperarmos nEle. Deixe Ele ser Deus, tenha fé e confie.