Ícone do site Bíblia JFA Offline

Não força!

Não força!

Se há algo que amo fazer, é estar junto de pessoas que estejam buscando a verdade incessantemente. Então é comum em meu círculo de amizades falar sobre igreja, bíblia e questões teológicas a todo momento. Essa semana então, conversando com uma amiga, pude perceber sobre o quanto às vezes não atentamos para o importante detalhe de que: tentamos a todo momento imputar o evangelho à força nas pessoas à nossa volta.

Isso vira a razão pela qual se iniciam debates sem fim sobre religião e doutrinas. Sobre a existência de Deus e sobre as suas intenções para com o homem.

Creio que não há sobre a terra alguém capaz de afirmar que conhece todos os sonhos e caminhos de Deus. Muito menos alguém que saiba como Ele conduz a sua justiça sobre a criação. Dessa forma, penso que é impossível implantar algo dentro do coração de alguém utilizando nossa força. Na verdade, acho que às vezes Deus nos dá uma lição nesse quesito para sabermos que não devemos agir baseados no nosso próprio entendimento.

Mesmo Paulo, que é tido por cientistas atualmente como alguém com o conhecimento equivalente a quatro doutorados, frisava que seu entendimento não surtia efeito sem o Espírito de Deus.

1Co 2:4 “E meu discurso e a minha pregação não estavam em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, (5) para que a vossa fé não esteja na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”

Entregue o controle à Deus

Em diversas oportunidades vacilei por pensar que através do que conheço sobre religião e bíblia eu poderia convencer alguém de seu pecado. Isso não só está errado como chega a ser uma heresia e um tremendo desrespeito à Palavra de Deus. Que diz que o convencimento vem apenas através do Espírito Santo. Vejo muita gente frustrada dentro da igreja por tentar converter pessoas sem ver resultados. Isso se dá por às vezes estarmos falando mais ao vento do que orando para que o Senhor alcance o perdido. Tenho aprendido que o sacerdócio, no secreto, sem que ninguém veja, tem muito mais efeito que horas de pregações. Hoje em dia tenho tentado entregar mais do controle nas mãos de Deus. Afinal, Ele sabe muito melhor como fazer isso do que eu.

1Jo 5:16 “Se alguém vir o seu irmão pecar um pecado que não seja para morte, deverá orar, e Deus dará vida aquele cujo pecado não é para morte… “

Não seja inconveniente

Entendendo que Deus age à sua forma, de maneira perfeita e não cabe a nós questioná-lo. Podemos evitar gastar tempo entrando em debates que não vão nos levar a lugar algum que seja bom. Na verdade, quando tentamos forçar algo à alguém, produzimos mais maus frutos do que bons. A mansidão, paciência e compreensão são necessárias para que a obra do Reino seja estabelecida.

Tt 3:2 “Que a ninguém falem mal, nem sejam contenciosos, mas bondosos, mostrando toda mansidão para como todos os homens. (3) Porque também nós éramos, noutro tempo, tolos, desobedientes, enganados, servindo a várias concupiscências e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos, e odiando-nos uns aos outros”.

(9) … evita questões tolas, genealogias e contendas e debates acerca da lei; porque são inúteis e vãs. (10) ao homem que é herege, depois da primeira e segunda admoestação, rejeita.. (11) sabendo que aquele que é assim está pervertido e peca, estando condenado em si mesmo.”

Portanto, não desanime caso esteja vendo que alguém próximo não está recebendo a mensagem da salvação da forma como você gostaria que fosse. Talvez Deus esteja falando para que você mude seus métodos. Que você ore mais, bem como confie mais no poder d’Ele, e não no de suas mãos.

1Tm 2:1 “Exorto-te que antes de tudo se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graça por todos os homens… (…) (3) Porque isto é bom e aceitável aos olhos de Deus, nosso Salvador, (4) que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”.

Não deixe de ensinar

Por último, não quero que os irmãos pensem que devem parar de falar sobre a mensagem. Pelo contrário, a pregação é bíblica e o anunciar a verdade também. Mas a forma de fazer isso deve sempre ter o foco de levar o amor do Pai aos órfãos. De maneira calma e generosa. Devemos atentar sempre para não basearmos nosso ensino na vaidade de demonstrarmos que talvez conheçamos mais ao Senhor que os outros.

2Tm 2:23 “E ao servo do Senhor não convém lutar, mas ser manso para com todos os homens, apto para ensinar, paciente; (25) instruindo com mansidão os que se opõem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade“

Que a graça do Senhor Jesus Cristo reine plenamente em seus corações, trazendo mansidão e entendimento para que se alcancem mais perdidos e que o Reino seja estabelecido! Amém!

Vamos conversar!

Para um contato mais pessoal comigo, me encontre no instagram pelo nome @zmbrandao. Você pode seguir também o perfil da @bibliajfa!

Não se esqueça de nos enviar seu testemunho através do e-mail contato@bibliajfa.com.br. Queremos ouvir sobre suas experiências com Deus.

Sair da versão mobile