Ícone do site Bíblia JFA Offline

Não desperdice oportunidades!

Não desperdice oportunidades!

Para que 2020 seja de fato um ano de oportunidades, precisamos ser capazes de identificá-las. Daí surge a pergunta: como identificamos as oportunidades?

Para responder essa pergunta vale a pena falarmos um pouco a respeito de SABEDORIA.

Veja o que o salmista diz:

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.

Salmos 90:12 (NVI)

Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria.

Salmos 90:12 (NVT)

O Salmista basicamente está falando a respeito da brevidade da vida e que os nossos dias precisam ser contados, ou seja, vividos com sabedoria e não desperdiçados.

Sobre a Sabedoria

Nós como seres humanos já temos uma sabedoria em nós relacionada à nossa capacidade de ler o mundo, ler as pessoas e ler as circunstâncias. A partir da nossa leitura tentamos fazer os melhores planos, projetos e tomarmos as melhores decisões.

Contudo, nós que cremos em Deus, temos acesso à sabedoria d’Ele. Temos acesso a um entendimento espiritual da vida. O Pai é capaz de revelar a nós coisas que jamais seríamos capazes de enxergar por conta própria.

A própria Bíblia nos releva a sabedoria de Deus. A Palavra traz ao nosso entendimento ensinamentos que jamais poderíamos acessar pela nossa razão humana. Ela ilumina os nossos passos e ilumina as nossas escolhas porque ela contém a sabedoria que vem do alto.

Lâmpada os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Salmos 119:105

Peça sabedoria para enxergar as oportunidades

Sempre que oro pela manhã falo para Deus: Senhor, me ajude nesse dia a ver as situações como o Senhor vê, me ensina a enxergar as oportunidades que o Senhor tem me dado. Coloca em mim os Teus olhos e o Teu discernimento.

Um pessoa sábia, que olha para a vida com um olhar que vem dos céus é capaz identificar as oportunidades. É capaz de perceber as portas abertas e as portas fechadas por Deus.

Porque até as portas fechadas, ou seja, as situações difíceis e provações também são oportunidades.

Provação = Oportunidade

Dificilmente 2020 será um ano perfeito. Provavelmente teremos dias bons, mas também teremos dias difíceis e de provação.

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 1:2-5

Tiago nesse texto fala que as provações devem ser motivo de grande alegria. As provações são oportunidades para crescermos. No fim da passagem ele conclui dizendo “a fim de que sejam maduros e íntegros”. Sempre que precisamos ser aprovados, seja no colégio, na faculdade ou em outras situações precisamos passar por uma prova. E depois de aprovados entramos em novas fases e estações das nossas vidas.

Recentemente estava assistindo um dos vídeos da série “Ahoy” da igreja Onda Dura (disponível inclusive no aplicativo da Bíblia JFA). No vídeo o Pr. Lipão disse algo muito profundo a respeito das provações.

Ele disse que as provações nos levam à maturidade porque são também oportunidades de conhecermos Deus de forma mais profunda em seus diversos atributos. Eu conheço de perto o Deus provedor quando preciso de provisão, eu conheço o Deus de milagres quando preciso de um milagre, conheço o Deus que cura quando eu preciso de cura, conheço o Deus dos Exércitos quando estou na batalha.

Quando vemos Deus em meio às lutas, o nosso relacionamento com Ele se torna ainda mais profundo.  Os milagres e as ações d’Ele ficam guardadas como testemunho em nossa memória.

Portanto, aproveite cada oportunidade. Peça sabedoria a Deus todos os dias! Que 2020 possa ser um ano de grandes oportunidades bem aproveitadas.

________________

Aproveite também para se alimentar da Palavra todos os dias em 2020 com nossos planos de leitura!!!! Temos planos anuais, Novo Testamento em 3 meses e muitos planos temáticos! Os planos estão disponíveis no menu principal do aplicativo Bíblia JFA.

Sair da versão mobile