A vida passa tão rápido. Lugares são reformados, endereços mudam, pessoas vêm e vão; muitas vezes, somos obrigados a nos despedir. Em outros momentos, é necessário escolher com a razão a quem dizer “olá” e a quem dizer “adeus”, por mais que doa.
Crescer dói, mas nos ensina e nos amadurece. Prepara-nos para coisas muito maiores do que tudo que sonhamos ou planejamos.
A vida não pára
“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.”
Eclesiastes 7:14
A minha frase favorita sempre foi a de Santa Teresa d’Ávila: “É justo que muito custe o que muito vale“. Para chegarmos ao “amanhã”, é justo que custe o nosso “hoje”.
Alguns ciclos só podem se iniciar quando outros se fecham, quando entendemos que precisamos deixar para trás, que a vida segue acima de qualquer situação.
O mundo não pára conforme precisamos ou queremos; cada dia tem a mesma quantidade de horas, e precisamos agir com sabedoria em cada minuto.
Não perca tempo. Eu sei que você já deve ter ouvido muito isso, e estou falando mais uma vez. Tudo passa muito rápido, e o mais interessante (e às vezes assustador) nisso é que nós nunca sabemos quando termina; não temos certeza onde chegaremos conforme caminhamos, por mais que planejemos cada passo.
Aproveite cada dia como se fosse o último naquele lugar, com aquelas pessoas, o sentimento daquele momento.
Foque
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.”
Efésios 5:15,16
Eu não sei vocês, mas meu maior medo é estar tão distraída ou presa a algo a ponto de não enxergar oportunidades e bênçãos que Deus colocar na minha frente.
O inimigo não pode tocar em você, então a todo o momento ele vai tentar te distrair e mudar seu foco. Ele vai colocando coisas em seu caminho que ele sabe que chamam a sua atenção. Então você perde tempo, não vive da melhor forma tudo aquilo ao qual você tem acesso em Deus.
É nesse momento que algo atrapalha você a chegar a algum lugar, a encontrar alguma pessoa, a aprender algo e ter experiências que te impulsionariam para onde Deus quer te levar.
Permaneça em oração
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.”
Romanos 12:12
No momento de alegria, aproveite cada detalhe para se alegrar com as pessoas que você ama, ir a lugares que te fazem bem, consumir tudo aquilo que te edifica.
Nas situações em que a dor se faz presente, apenas se permita sentir isso. A dificuldade é nossa maior professora durante nossos dias. A dor nos lembra para onde olhar, a Quem buscar e para onde seguir.
Tanto em um dia quanto no outro, ore. Não corra atrás do vento, seguindo coisas incertas e sem direcionamento do Senhor. Ore, escute e viva o hoje. É apenas agora que você pode fazer algo, o ontem já foi e o amanhã nem chegou ainda. A ação, tudo que pode ser feito, vivido ou sentido, está no agora.
Se você sente, diga. Se quer, faça. Se sonha, almeje isso. Mas tudo dentro da vontade de Deus, aproveitando cada detalhe de tudo aquilo que Ele te entregou.
Você tem muito, e ainda terá muito mais que tudo isso. Confie!