Ícone do site Bíblia JFA Offline

Medos gerados na infância ainda vivem em você?

Medos gerados na infância ainda vivem em você?

Hoje quero abrir este texto com um relato. Desde muito pequena sempre tive medo do escuro e não era pouco, atormentava meus pais noite sim, noite não. Eles vinham ao meu quarto, oravam comigo, contavam histórias, mas nem sempre essas coisas resolviam.

Noites inquietas

Aos 11 anos durante um período passei a sofrer com crises epilépticas no período da noite, decorrentes de descargas cerebrais anormais, que podem ser causadas por condições como hipoglicemia ou taxa baixa de açúcar no sangue. Graças ao nosso bom Deus, esses episódios de crises aconteceram poucas vezes, mas infelizmente deixaram uma marca ruim, que era o medo de dormir e vir a ter uma crise novamente.

Vi mais uma vez meu medo noturno, que vinha desde a infância, ser reforçado e quando começava a relaxar o corpo, prestes a dormir, tinha o seguinte pensamento: “mas e se algo de ruim acontecer?” Isso fazia eu não conseguir descansar e consequentemente deixava meus pais malucos também. Foi uma situação que tivemos que enfrentar como família.

Lembro que na época, meus pais compraram um livro cristão que falava sobre o medo para ler comigo, que ajudou até certo ponto, mas em outros me causou um mal, pois comecei a pensar que fosse culpada pelo que estava passando, que não estava sendo forte o suficiente e que Deus estivesse bravo comigo por me sentir daquela forma.

Com certeza esse não era o objetivo dos meus pais, eles só queriam me ver melhor e poder dormir em paz. Mas infelizmente o livro trazia um teor mais “sensacionalista”. Enquanto isso, também tenho a certeza de que Deus não estava bravo comigo, afinal, Ele me conhece melhor do que qualquer um. Ele sabia exatamente o que estava acontecendo em meu organismo, e assim como meus pais queria me ver livre desse mal.

O medo diminuiu, mas não dasapareceu

Não foi fácil, mas com o tempo cresci, entendi o porque passei por aquela enfermidade e este medo diminuiu muito, no entanto, ele não desapareceu da minha vida. Hoje consigo ficar no escuro, mas admito não me sentir totalmente confortável a respeito, por isso hoje estou escrevendo sobre esse tema. Ontem de noite, quando estava orando, isso me veio a cabeça e me fez pensar: quantas pessoas já não se sentiram dessa forma? Digo, com medo do medo.

O medo é algo natural e inevitável, na vida passaremos por situações que trarão aprendizados, mas que também podem deixar alguma marca. Então, antes de continuar gostaria de te dizer que está tudo bem e que você não precisa se sentir culpado/culpada por sentir isso. Deus te conhece bem e não te condena por isso, mas você foi chamado para viver a plenitude d’Ele em sua vida. E se existem medos gerados na infância que ainda te atrapalham, está na hora de vencê-los.

Pois, nosso Pai, é maior que qualquer medo e você nunca, NUNCA, está sozinho ou sozinha. O medo em geral se dá quando sentimos que não temos controle sobre uma situação. Por isso quero lembrar que os discípulos de Jesus, tiveram que viver pela fé e não pelo que viam e essa também é a nossa realidade. Não podemos ter controle sobre tudo e ainda bem, pois aí é que mora a fé. Em Cristo encontramos consolo e libertação desses medos gerados na infância.

Sendo assim, nossa fé naquilo que conhecemos de Cristo é o que nos sustenta e liberta. Então, o primeiro passo é entregar esse medo ao Senhor, entender que não está só, não se culpar por se sentir dessa forma, mas sim buscar ajuda. O medo que eu tinha, me impediu muitas vezes de ter uma noite tranquila, mas talvez o seu esteja em outras áreas. O que sei é que Deus está ao nosso lado para vencer qualquer medo. Deixo aqui alguns versículos para você:

Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

Salmos 34:4

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei;
eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:10

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

Salmos 23:4

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.

João 14:27

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile