Ícone do site Bíblia JFA Offline

Medo de Deus?

Medo de Deus?

Devemos ter medo de Deus? O que a Bíblia quer dizer quando fala sobre temor a Deus? O que é esse temor?

“Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor.”

Deuteronômio 8:6

No início de minha reconciliação com Cristo, tive muita dificuldade de entender o que de fato era esse temor. Um tema super importante que nos leva a ter respeito e zelo por aquilo que vem de Deus.

Vamos falar um pouco sobre?

Medo x Temor

Quando conhecemos nosso Deus e entendemos quem Ele é, podemos ter medo d’Ele, mas não podemos ficar nesse estágio do medo! Por que?

De acordo com a psicologia, o medo é uma reação involuntária e natural que está associado ao instinto de sobrevivência. O medo está relacionado com a autopreservação (ação ou reação para conservar a própria existência).

Portanto, se fizermos as coisas de e para Deus por medo, estaremos fazendo com a mentalidade de preservar nossa própria vida, e não por amor a Ele.

É exatamente aí que entra o temor!

Ok. Mas o que é o temor?

“Em meio a tantos sonhos absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus.

Eclesiastes 5:7

Através de várias passagens, a Bíblia nos mostra que devemos temer a Deus e nos explica o que é o temor!

Temer a Deus é ter reverência e zelo pelas coisas d’Ele! O temor a Deus não deve nos levar a uma posição de medo, mas sim a uma posição de amor e reverência.

Ao entendermos quem Deus é, devemos nos prostrar em reverência e fazer a vontade d’Ele pois O amamos e entendemos que Sua vontade é boa, perfeita e agradável.

Não precisamos ter medo de Deus, pois Ele nos ama, quer nosso bem e tem o melhor para nós. Porém, o respeito e zelo pelas coisas do Senhor devem estar enraizados em nossa mente e nosso coração, para não pecarmos contra Ele (Salmos 119:11).

Sem temor…

Quando não temos temor a Deus, não levamos a sério aquilo que vem d’Ele e não vemos o quão ruins são as consequências do pecado. Uma vida sem temor a Deus é uma vida sem amor a Ele e distante d’Ele

Se temermos a Deus de verdade, entraremos em um relacionamento de amor profundo com Ele. Isso nos levará a seguir o caminho correto e vivermos uma vida de acordo com Seus planos.

“Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.”

Eclesiastes 12:13

Graça e Paz.

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa
Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple).

Sair da versão mobile