Ícone do site Bíblia JFA Offline

[Série: Milagres de Jesus] Mãos estendidas

[Série: Milagres de Jesus] Mãos estendidas

Para o penúltimo milagre dessa série escolhi a história do homem cuja mão era atrofiada e Jesus o curou.

Essa foi mais uma cura que Jesus realizou no sábado, dia em que não era permitido oferecer auxílio médico não emergencial. Mas Ele sempre colocava a necessidade das pessoas e prática do bem acima desta lei, mostrando mais uma vez o quanto a misericórdia e a generosidade estão acima das tradições.

Há um dia para curar?

A passagem começa em Mateus 12, a partir do verso 9. Os sacerdotes que estavam trabalhando no templo onde Jesus passava aquele dia queriam O acusar de curar ao sábado, questionando-O se eram permitidas curas no dia sagrado. Se era permitido aos sacerdotes o trabalho ativo no sábado dentro do templo, Jesus poderia agir também, pois Ele é maior que o templo!

A misericórdia também deveria ser maior que tal doutrina. Os fariseus não compreendiam que o sábado tinha sido criado para o bem das pessoas, não para sobrecarregá-las. No verso 7, Jesus faz também menção à passagem de Oséias 6:6, na qual Deus diz que deseja a prática do amor e da misericórdia acima da oferta de sacrifícios.

Mesmo sabendo que os homens apenas esperavam pelo agir d’Ele para O acusar, Ele não se amedrontou nem fez nada escondido. Em Lucas 6, a bíblia traz no verso 8 que Jesus, chamando o homem com a mão atrofiada, disse: “Levanta-te, e fica em pé no meio“, Ele chamou o homem para curá-lo à visão de todos!

O Senhor do sábado

No verso 9 Jesus questiona as pessoas ao redor se no sábado seria permitido fazer o bem ou o mal, pois os homens estavam indo contra a generosidade e misericórdia de Cristo, desejando responder a essa bondade com acusações.

Isso não quer dizer que Cristo não respeitava as leis e era rebelde às doutrinas dos judeus, mas Ele provou que, acima de tudo, Ele era Deus em todo e qualquer dia, inclusive senhor do sábado, como Ele mesmo afirma no verso 8 do capítulo 12 de Mateus. O Espírito Santo estava sobre Jesus para que Ele cumprisse a justiça de Deus, não a dos homens, por onde passasse e em todo o tempo, independentemente do dia.

Seja constante

Deus não vai agir no momento que parece convencional para nós, Ele vai agir no momento perfeito d’Ele. Não conforme o que parece justo e correto aos nossos olhos, mas conforme a justiça d’Ele. Para que compreendamos o agir dele e estejamos sempre prontos, precisamos buscar constantemente e praticar aquilo que verdadeiramente agrada a Deus em todo o tempo, como a prática do amor e da misericórdia. Que possamos dar a Deus o lugar de honra devido e fazer d’Ele o Senhor do sábado e também de todos os nossos dias.

Não se amedronte com o que está contrário a você, vá para o meio, assim como o homem da mão atrofiada, e estique as suas mãos diante de Jesus. Não descanse até que O alcance e, quando alcançar, busque ainda mais pela presença d’Ele.

Sair da versão mobile