Ícone do site Bíblia JFA Offline

Mansidão, o fruto do Espírito em falta

Mansidão, o fruto do Espírito em falta

Você se considera uma pessoa mansa? A mansidão é um fruto do Espírito Santo que parece tão em falta na nossa sociedade! O que mais vemos por aí são pessoas reativas, que se estressam com pequenas coisa e mais do que isso, acabam por serem agressivas na comunicação com o próximo por isso.

Mas com certeza não é assim que aqueles transformados em Cristo deveriam agir, não é mesmo? Servimos a um Deus que é manso e que valoriza tal forma de comportamento e hoje veremos o que a Bíblia tem a nos dizer sobre sermos mansos.

Cuidado com as respostas

O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados.

Provérbios 29:22

Nosso Pai se agrada daqueles que tem mansidão em seus corações, sendo humildes, bondosos, calmos e seguros para com o próximo. O inimigo é ligeiro e muitas vezes provoca diversos desentendimentos só para que a gente caia nas suas tentações, mas devemos orar e vigiar sempre, para não ceder a nenhum pecado.

Aquele que se irrita muito rápido, facilmente cairá em grandes tentações. Portanto, seja manso em todas as ocasiões. Se alguém te odiar e te desejar o mal, faça diferente. Muito diferente do que muitos pensam, isso não é ser feito de bobo, mas sim apenas não ser reativo ao mal do outro. Certamente, se você agir assim, Deus saberá como te recompensar e isso te poupará muito estresse.

Ser manso é ser sábio

Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.

2 Timóteo 2:24-26

A pessoa mansa é aquela que age com sabedoria em todas as coisas, que também é obediente a Deus, sabe se controlar diante de qualquer situação difícil, não se deixa vencer pela arrogância, o ódio ou até mesmo pela raiva momentânea. Além disso, é aquele que não machuca o outro diante da própria dor, porque como já ouvi um pastor muito querido falar algumas vezes, gente ferida… fere.

Paciência, a chave para a mansidão

O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.

Provérbios 14:29

A paciência é uma peça fundamental para sermos mansos, até mesmo porque os frutos do Espírito estão todos relacionados entre si, sendo assim, um leva ao outro. Ser paciente nem sempre é fácil, mas é algo que podemos trabalhar em nós, lembre que o outro não possui o mesmo ritmo que você e está tudo bem com isso.

Em geral, se irritar, apenas atrapalha, pois, não irá acelerar nada, só te causar estresse desnecessário. Sendo assim, lembre que a paciência te leva muito mais longe, pois é com paciência e mansidão que conseguimos resolver tudo aqui que precisamos.

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Sair da versão mobile