Jesus estava no mundo fisicamente. Ele andava entre os pecadores e vivia entre aqueles que a sociedade excluía.
E, por causa disso, nós distorcemos essa mensagem e nos confortamos ao estar em certos lugares e situações que nos afastam d’Ele.
Presença de Deus
“Então Jesus disse aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.”
Mateus 16:24-25 (NVI)
Jesus não era influenciável. Ele estava tão firme em Deus e vivia a palavra de forma tão profunda que não se deixava levar pelo que o rodeava.
Ele não se aproximava dessas pessoas apenas por se aproximar; Ele permanecia perto para ensinar e exortar sobre a palavra e a verdade do Evangelho.
O ambiente nunca o corrompeu; ao contrário, na autoridade que Deus lhe concedeu, Ele transformava ambientes e pessoas. O Pai estava com Ele em todos os momentos.
Ele era um professor, um irmão, um amigo e um intercessor para aquelas pessoas, não apenas uma companhia.
Firmes em Cristo
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”
Efésios 6:11 (ACF)
Deus nos chama para caminhar também com pessoas sedentas por Ele, pois, assim como são pecadoras, nós também erramos e precisamos do Senhor.
Mas antes de nos envolvermos com o pecado e a sujeira do mundo, precisamos ter a palavra firmemente estabelecida dentro de nós. Lutar batalhas sem preparação é se entregar à morte.
Precisamos nos alimentar da palavra, purificar e proteger nosso coração em Cristo, permanecendo firmes em nossa identidade com o Pai e nos preparando constantemente. Somente então estaremos prontos para ir a lugares que tanto necessitam do amor de Deus.
Como podemos levar Cristo a esses lugares se nem mesmo buscamos tê-Lo dentro de nós? Como podemos demonstrar o amor de Deus se não O conhecemos intimamente?
Levando a luz
“Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Pelo contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz.”
Lucas 8:16 (NVI)
Peça sempre discernimento ao Pai para saber em quais lugares Ele deseja que você esteja e em quais Ele prefere que você se afaste.
Muitas vezes, Ele irá colocá-lo onde você não deseja estar, em locais desconfortáveis para você, mas onde Ele sabe que você será uma luz. Em outras situações, Ele pode chamá-lo para sair de lugares que você ama, mas que Ele sabe que podem obscurecer o brilho do Espírito em você.
Você possui a luz do Espírito Santo em seu coração, mas há lugares onde não é sua responsabilidade iluminar. Deus designa pessoas para cada situação.
Para cada tipo de lugar, há um tipo de luz e uma direção para onde ela deve ser direcionada, para que não seja engolida pela escuridão e mantenha seu brilho.
Moldados por Deus
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2 (NVI)
Não se deixe consumir pelo ambiente em que está. Permaneça firme na Palavra e transforme os ambientes onde Deus o colocou.
Esses lugares e pessoas têm muito a ensinar e podem fortalecer sua fé, contribuindo para o seu crescimento espiritual. No entanto, você também carrega em seu coração a Palavra de Deus para ensinar e alimentar aqueles que têm fome espiritual.
Saiba discernir o que absorver e o que rejeitar. Reconheça os lugares onde Deus o coloca para aprender e aqueles onde Ele o coloca para ensinar. Existem lugares que nos enchem e outros onde somos chamados a transbordar.
Minha oração é para que, em ambos os casos, o Senhor seja o centro, guiando e direcionando você.