Não sei o momento exato em que você amadureceu, quando você percebeu que era necessário crescer.
Em cada época de nossas vidas, aprendemos algo que nos molda e transforma. Aprendemos tantas coisas de forma simultânea e acabamos não dando o devido valor a tudo.
Momento de crescer
“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”
1 Coríntios 13:11 (ACF)
Eu comecei a trabalhar aos 13 anos. Eu ajudava em uma papelaria na avenida perto de casa.
Não foi um desejo dos meus pais, e eles só deixaram porque viram que era uma vontade minha ter meu próprio dinheiro e aprender. Como a dona do lugar era amiga deles, consegui entrar para ajudá-la.
Fazia os atendimentos, alguns dias a limpeza para manter o ambiente, cuidava do recebimento de mercadorias novas, dentre muitas outras coisas que, por mais que parecessem algo pequeno, me fizeram crescer muito.
Eu amadureci muito cedo. Desde essa idade, eu sabia o valor do meu dinheiro e do meu trabalho, tinha minhas responsabilidades e comprava minhas coisinhas, mesmo que ainda não pagasse as contas de casa.
O mais engraçado desse tempo é que, quanto mais próxima eu estava da independência, mais eu aprendia sobre depender.
Amadurecidos espiritualmente
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!”
Hebreus 5:12 (NVI)
Quando estamos perto da riqueza, entendemos mais sobre a escassez. Naquele momento em que estamos mais próximos da falta, aprendemos sobre a abundância. Quanto mais independentes somos, mais nos tornamos dependentes de Deus.
Minha maior dificuldade na vida é depender de pessoas, entender que não é porque eu sei fazer sozinha, que eu deva fazer.
Ter capacidade cognitiva para decidir sobre algo sozinha não quer dizer que eu tenha sabedoria suficiente para aquilo sem um direcionamento de Deus.
Em meus momentos de independência, Deus me ensina continuamente como eu preciso depender d’Ele e da Sua sabedoria. Sozinha eu chego a algum lugar, mas com Deus e as pessoas que Ele colocou ao meu redor, eu chego mais longe.
Tudo é para Ele!
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.”
2 Pedro 3:18 (NVI)
Deus sempre vai querer te ensinar sobre responsabilidade, dependência e força. Mas tudo isso sob a palavra d’Ele: Palavra de vida e graça. Nos momentos em que menos esperamos aprender.
Você não está apenas aprendendo aquilo que é óbvio; Ele vai te ensinando em diversos detalhes diferentes.
Se você está em seu momento de maior independência, seja em qual área for, é agora que Deus vai te ensinar muito mais sobre depender d’Ele e de Sua graça nessa mesma área.
Ele faz isso para que você entenda que tudo vem d’Ele e volta para Ele. Você não vai muito longe se distanciando dos caminhos do Senhor.
Dependa completamente da misericórdia e cuidado de Deus. Por mais que você saiba algo e tenha capacidade para caminhar sozinho, sua própria força vai falhar em algum momento. Seu foco pode enfraquecer e sua esperança se esgotar.
Mas, quando firmamos nossa vida no Senhor, também temos em nós Sua inesgotável paz, graça, amor e sabedoria.
Você é capaz porque Ele te capacita. Permita-O agir!
Comments are closed.