Ícone do site Bíblia JFA Offline

Homens do Senhor!

Homens do Senhor!

O texto hoje é em especial para os homens e eu gostaria de perguntar: será que temos exercido corretamente a função de homens de Deus? Ou será que temos desrespeitado e não cuidado das pessoas ao nosso redor?

É muito importante falarmos sobre esse tema, pois muitos de nós homens, não entendemos o que é ser um homem de Deus e acabamos por agir da maneira que achamos que é melhor.

Vamos conversar sobre?

OBS: Os princípios servem para todos os cristãos e, caso você for mulher, também pode compartilhar esse texto com seu pai, marido, filhos, familiares e amigos!

Um homem ama!

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor.”

1 Coríntios 16: 13-14

Uma coisa que acho interessante sobre essa passagem é a forma como Paulo fala sobre o amor. Ele não nos diz apenas para amarmos uns aos outros, mas nos diz para fazermos tudo com amor.

Mas qual a diferença? O princípio, em si, é o mesmo, mas a grande diferença é o verbo “fazer”. Muitas vezes podemos achar que o amor é apenas um sentimento e que não há necessidade de mais nada além dele. Porém, é extremamente importante entendermos que o amor vem acompanhado de ações.

Se amamos a Cristo, agimos como tal. Da mesma forma deve funcionar com as pessoas ao nosso redor. O Senhor nos disse para “amarmos aos outros como amamos a nós mesmos”, certo? Portanto, devemos realizar todas as coisas com amor. Certo, mas por que estamos falando isso especificamente sobre os homens?

Muitas vezes, nós homens tentamos passar a imagem de alguém forte, corajoso, macho alfa e nos esquecemos que também é possível e necessário sermos amáveis, cuidarmos das pessoas e acolhe-las. O Senhor forjou grandes líderes homens e neles podemos ver um amor e cuidado para com os outros.

Noé cuidou de sua família, Abraão ensinou seus filhos no caminho do Senhor, Paulo por mais que parecesse ser um homem rígido, demonstrava um amor racional gigantesco pelos irmãos que cuidava. Que exemplo maior de firmeza e amor do que Jesus? Precisamos discernir o momento de sermos firmes com quem precisa e de sermos carinhosos e cuidadosos também.

Um homem respeita!

“Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.”

1 Pedro 2:17

Não podemos falar sobre amor e deixarmos de falar sobre respeito. São duas coisas que andam extremamente conectadas. O respeito não existirá se o amor não estiver presente.

Mas qual o motivo de estarmos falando sobre isso? Gostaria que pensasse comigo quantos casos você já não viu, dentro de igrejas, de homens desrespeitando suas esposas, seus filhos e seus irmãos em Cristo? Infelizmente é algo muito comum vermos homens que se dizem servos de Deus, desrespeitando e maltratando suas esposas.

Eu aprendi a lidar com as coisas em minha vida, da mesma forma que devemos lidar com o pecado. Quando formos fazer algo, devemos nos questionar o porquê de estarmos fazendo aquilo e o que o Senhor faria em nosso lugar.

Se Jesus aparecesse em sua frente, jovem adolescente, você o trataria da mesma forma que você trata sua mãe? Ou então se Jesus aparecesse em sua frente, homem casado, você o trataria da mesma forma que trata a sua esposa? O respeito é algo extremamente importante em nossas vidas. Porém, não adianta querermos ser respeitosos e respeitados, se não amarmos às pessoas.

Um homem protege e cuida!

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.”

Colossenses 3: 12-15

É interessante como todas as coisas se ligam e todas estão entrelaçadas. Da mesma forma, jamais iremos cuidar de alguém ou proteger alguém, se não tivermos amor e respeito por essa pessoa.

Esses dias ví um post no instagram muito interessante. Conta sobre um menino de aproximadamente 5 ou 6 anos de idade, que defendeu sua irmã mais nova de um cachorro e foi extremamente ferido. Quando temos amor por alguém, não pensamos duas vezes antes de proteger aquela pessoa de algum ataque ou de qualquer coisa ruim.

Porém, muitas vezes isso se limita às pessoas que conhecemos e às pessoas que são próximas de nós. Então, gostaria que se lembrasse daquilo que Jesus fez por você. Jesus se entregou e morreu por pessoas que nem conheciam a Ele, pessoas que ainda nem existiam e por pessoas que odiavam ou odiariam Ele. Nada disso foi motivo para que Jesus pensasse duas vezes antes de obedecer ao Senhor.

Portanto, não apenas ame, respeite, guarde, proteja e cuide das pessoas que são próximas de você, mas sim todas pessoas ao seu redor. Nós, homens, precisamos entender que, como embaixadores do Rei, precisamos carregar a sua Palavra e o seu Amor por onde quer que nós formos. Pessoas precisam de Deus e pessoas precisam de pessoas com o caráter de Deus.

Resplandeça Cristo, homem!

Em breve! Novo plano de leitura no aplicativo da Bíblia JFA!

Todo final de mês um plano novo será lançado, abordando um tema contemporâneo que, depois de 4 dias, você vai poder ENVIAR PARA UM AMIGO no formato de uma Boa Notícia! Sempre no 1o dia do mês.

Então PREPARE-SE…dia 29 de julho lançaremos o plano “O DIA DA BOA NOTÍCIA” de agosto.

20º Episódio do Bíbliacast JFA!

Neste episódio falamos um pouco sobre a importância de sermos constantes em nossa caminhada e buscarmos a presença do Senhor a todo momento! Você tem perseverado, tem lutado contra as dificuldades e o comodismo ou simplesmente abraça suas dificuldades, pecados e erros? Embarque conosco nessa reflexão de hoje!

Graça e Paz!

Sair da versão mobile