Ícone do site Bíblia JFA Offline

Halloween é bom para os seus filhos?

Halloween é bom para os seus filhos?

*Texto em parceria com o Instituto Renovo, uma organização cristã da área da educação.

Que raios é isso de Halloween?

Comemorado no dia 31 de outubro, o Halloween tem origem em um antigo festival pagão: o festival Celta de Samhain (Rei dos mortos).  

De acordo com a lenda Celta, Samhain controlava os espíritos dos mortos e tinha poder tanto para permitir que eles descansassem em paz como para fazê-los aterrorizar os vivos durante aquela noite.

Lá pelo século 8, o Papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio – a data do festival romano dos mortos – para 1º de novembro, a data do Samhain.

Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de “cristianizar” o Samhain.

Da região da Inglaterra a tradição foi levada pelos colonizadores aos Estados Unidos da América, onde outras tradições e costumes foram acrescentados (Abóbora com luz dentro, Dia das Bruxas, Travessuras ou Gostosuras, filmes de terror, etc.).

O Halloween, a Black Friday e o Dia de Finados

Assim como a Black Friday (importada dos Estados Unidos) vem ganhando espaço na tradição de compras do brasileiro o Halloween vem conquistando espaço como data comemorativa no Brasil.

O Halloween começa dia 31 de outubro e termina no dia 1º de novembro, véspera do Dia de Finados o que estende em quase três dias as comemorações reservadas aos mortos.

O Halloween na escola, na sua casa e na vida dos seus filhos

Essa mania espalhou-se por todos os lugares: vemos decorações com morcegos , teias de aranha, bruxas e monstros por todos os lugares; escolas se enfeitam e as crianças são levadas a acreditar que essa mistura de mortos + figuras assustadoras + terror são legais e engraçadinhos; nos condomínios e ruas as crianças batem de porta em porta para arrecadar “gostosuras” (doces…me lembra Cosme e Damião!) e, caso não consigam, têm a possibilidade de realizar “travessuras” (maldades) com a desculpa de que “faz parte da tradição”.

Você está atento para este movimento que CULTUA A MORTE ao invés de CULTUAR A VIDA? Que CULTUA SERES DIABÓLICOS ao invés de apresentar a ALEGRIA DA SALVAÇÃO?

OLHO NO QUE SEUS FILHOS VIVEM LONGE DE VOCÊ: O MUNDO ESTÁ DE BOCA ABERTA BUSCANDO DEVORAR O QUE VC ENSINA!

Conheça o Instituto Renovo!

https://www.institutorenovo.org.br/
https://www.instagram.com/institutorenovo/

Sair da versão mobile